A primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), apelidado de ‘O Enem dos concursos’, acontece no próximo dia 5 em todo o país. Mais de 2 milhões de pessoas são aguardadas para a realização da prova, tornando este o maior concurso da história do Brasil. Entretanto, conforme a data se aproxima, a ansiedade também aumenta.
Existe tempo certo? Saiba como lidar com as cobranças de carreira e vida
Grande parte dos concurseiros lutam contra a ansiedade, um problema que pode prejudicar bastante o desempenho na prova, como explica o médico psiquiatra Flávio Henrique Nascimento.
“A ansiedade pode causar dificuldade de concentração e lapsos de memória durante crises, levando a respostas impulsivas e erros. Ela também pode interferir na capacidade de raciocínio lógico e na tomada de decisões, comprometendo o rendimento do indivíduo em atividades que demandem esforço mental, como a realização de uma prova”, diz à AnaMaria.
Síndrome da impostora: o que é e como fugir dela
COMO CONTROLAR A ANSIEDADE DURANTE O CONCURSO NACIONAL UNIFICADO?
Conforme a data se aproxima já é possível adotar alguns cuidados básicos para evitar picos de ansiedade no momento da prova. “Se você já sofre com crises de ansiedade anteriormente é importante usar estratégias de manejo desse problema, como meditação, controle respiratório e visualização positiva, o que ajuda a reduzir as chances de crises”, indica o médico.
Vale ainda manter ou iniciar uma rotina regular de sono, “distrair” o cérebro no dia anterior com tarefas diferentes das usuais e exercitar pensamentos mais produtivos. “Se sofrer crises fortes de ansiedade, é importante buscar ajuda médica”, afirma Flávio.
7 dicas de atividades físicas que ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade
O USO DA MEDITAÇÃO PARA EVITAR ANSIEDADE NO CONCURSO NACIONAL UNIFICADO
A meditação, uma prática milenar, é uma das principais ferramentas para regular a ansiedade pré-prova.
“Com o foco na respiração e no momento presente, ela reduz os pensamentos negativos e a preocupação excessiva, ajudando a acalmar a mente, corpo e melhorando a concentração e a capacidade de lidar com o estresse”, explica o filósofo e sociólogo Luiz Fellipe Gonçalves de Carvalho.
A PROVA DO CNU
A prova será feita em dois turnos. De manhã, os candidatos de nível superior vão responder 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco. Já os candidatos de ensino médio farão um exame de 20 questões objetivas e uma redação
Na parte da tarde, serão 50 questões objetivas para o nível superior e de 40 para o nível médio.
O CNU vai preencher 6.640 vagas no governo federal. Ao todo, serão oferecidas vagas para 21 órgãos federais, com salários que variam de R$ 5.488,70 a R$ 22,9 mil.
CALENDÁRIO DO CNU
05/05/2024: aplicação das provas;
03/06/2024: divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação;
30/07/2024: divulgação final dos resultados;
05/08/2024: início da convocação para posse e cursos de formação.
LEIA MAIS:
Foco nos estudos: aprenda a parar de procrastinar
Quer estudar fora sem sair do Brasil? Veja opções gratuitas