O vírus influenza B, responsável pela manifestação da gripe, tem sido associado a um aumento significativo de casos no Brasil desde agosto deste ano. Conforme o último relatório sobre síndromes gripais do Ministério da Saúde, de 25 de outubro, o vírus é responsável por 12% dos casos e 13% dos óbitos relacionados à síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em território nacional.
O documento do Ministério destaca uma intensificação na detecção da Influenza B particularmente nos meses de outubro, com maior incidência nas regiões Sudeste e Sul do país. Embora os números tenham apresentado um crescimento contínuo nos últimos dois meses, dados de laboratórios privados indicam uma possível diminuição na circulação viral.
A síndrome respiratória aguda grave, que pode ser causada pelo vírus Influenza B, afeta principalmente os pulmões e pode progredir para quadros de insuficiência respiratória.
Quais os sintomas da Influenza B?
O vírus da Influenza B é transmitido por meio de secreções ou gotículas da tosse, fala ou espirro, além de contato com superfícies contaminadas.
Os sintomas mais comuns associados à infecção por Influenza B incluem febre, dor de garganta, tosse, dores corporais e cefaleia. Esses sintomas podem ser acompanhados por calafrios, sensação de mal-estar geral, dores localizadas na cabeça, dores musculares e articulares, prostração e secreção nasal excessiva.
Esses sintomas da Influenza B requerem repouso e reforço da hidratação. A recomendação é usar máscara para evitar a proliferação do vírus. Qualquer sinal de agravamento necessita de atendimento médico rápido.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacina da gripe que protege contra a influenza A e B.
Caso da apresentadora Lucilene Caetano
A apresentadora Lucilene Caetano, que já fez parte das equipes da TV Band, RedeTV! e Esporte Interativo, está grávida de sua quarta filha e internada na UTI da maternidade São Luiz Star, em São Paulo, desde o último fim de semana.
A apresentadora revelou estar tratando Influenza B, que afetou seu pulmão esquerdo, além de derrames pleurais em ambos os pulmões.
Leia mais:
Influenza: veja tudo sobre doença e entenda importância da vacinação infantil
Surto de gripe no verão: como saber se é Delta, Ômicron ou Influenza?
Fim das gotinhas: vacina da poliomielite é substituída por dose injetável