Escolher o melhor horário para praticar exercício aeróbico para idosos pode fazer toda a diferença na saúde cardiovascular, especialmente para aqueles que lidam com a hipertensão. Um estudo recente da USP revelou que praticar atividades aeróbicas à noite pode ser mais eficaz para o controle da pressão arterial do que o treino matinal.
A pesquisa, conduzida pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, mostrou que o exercício aeróbico noturno traz mais benefícios para a regulação da pressão arterial de idosos hipertensos. A melhora está ligada à sensibilidade barorreflexa, um mecanismo natural do corpo que ajusta a pressão arterial em resposta a mudanças bruscas.
Exercício aeróbico para idosos hipertensos: entenda o estudo!
“O treinamento noturno foi mais eficaz em promover uma melhora no controle autonômico cardiovascular e na redução da pressão arterial. Isso se deve, em parte, à melhora da sensibilidade barorreflexa, que foi mais significativa à noite”, explica Leandro Campos de Brito, autor do estudo, à Folha de São Paulo.
Os resultados foram obtidos após 10 semanas de treino, onde 23 idosos hipertensos foram divididos em dois grupos: um que treinava de manhã e outro à noite. Enquanto ambos os grupos realizaram exercícios aeróbicos moderados em bicicleta ergométrica, os que treinaram à noite mostraram uma melhora significativa na pressão arterial e no controle do sistema nervoso autônomo, o que não foi observado no grupo que treinava pela manhã.
Os idosos que se exercitaram à noite apresentaram melhores resultados em quatro aspectos principais: pressão arterial sistólica e diastólica, sensibilidade barorreflexa simpática e atividade nervosa simpática muscular. Esses resultados indicam que o exercício aeróbico para idosos hipertensos, quando realizado à noite, pode ser uma estratégia importante para o controle da pressão arterial e a melhora da saúde cardiovascular.
Ainda há muito a ser estudado, mas esses achados reforçam a importância de escolher o horário certo para a prática de exercícios, especialmente para aqueles que buscam melhorar a saúde cardiovascular e controlar a hipertensão de maneira mais eficaz. Para idosos, ajustar o horário do treino pode ser a chave para obter melhores resultados na saúde do coração.
Leia também:
O que acontece com os seus hormônios quando você pratica exercícios físicos?
Quais as melhores raças de cachorro para idosos? Veja as mais indicadas
Verão e calor extremo: veja cuidados importantes para a saúde dos idosos