AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O que acontece com os seus hormônios quando você pratica exercícios físicos?

Entenda os efeitos que os exercícios físicos têm nos seus hormônios

*Dra. Thais Mussi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 20/04/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Experimente fazer um treino rápido para liberar seus hormônios. - Alex Shaw/Unsplash
Experimente fazer um treino rápido para liberar seus hormônios. - Alex Shaw/Unsplash

A prática regular de exercícios físicos pode ter um impacto significativo no seu sistema endócrino, afetando como seu corpo funciona. Isso porque, quando você se exercita, seu corpo libera hormônios como endorfina, dopamina e serotonina, que são conhecidos como hormônios do bem-estar.

Eles ajudam a melhorar o seu humor, reduzindo o estresse e a ansiedade, além de proporcionar uma sensação de felicidade e realização. Então, na próxima vez que você se sentir triste ou ansioso, experimente fazer um treino rápido para liberar esses hormônios e, claro, sentir a diferença.

Além disso, a prática regular de exercícios pode ajudar a regular seus níveis de insulina. Ela é um hormônio que regula o açúcar no sangue, e a atividade física pode melhorar a sensibilidade à insulina, ajudando a controlar esses níveis. Isso é particularmente importante para pessoas com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes.

ATENÇÃO NESTE HORMÔNIO

Outro hormônio que é afetado pelos exercícios físicos é o cortisol. O cortisol é um hormônio do estresse que é liberado pelo corpo em situações de perigo ou estresse, mas também pode ser liberado em resposta ao exercício.

Em níveis elevados, o cortisol pode causar problemas de saúde, como ganho de peso, pressão alta e baixa imunidade. No entanto, a prática regular de exercícios tem o poder de ajudar a reduzir os níveis de cortisol no corpo, mantendo o equilíbrio hormonal.

Vale dizer, ainda, que os exercícios também podem aumentar os níveis de hormônios de crescimento, que são importantes para o desenvolvimento muscular e ósseo, bem como para a reparação do tecido danificado. Esses hormônios são mais frequentemente liberados durante o sono, mas a prática regular de exercícios também pode estimular sua produção, ajudando a manter seus músculos e ossos saudáveis.

Então, se você ainda não incorporou os exercícios à sua rotina, aqui está uma ótima “desculpa” para começar já. Seu corpo agradece!

*DRA. THAIS MUSSI (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373) é endocrinologista e metabologista pela SBEM, além de especialista em Nutrologia pela ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Instagram: @drathaismussi ; Podcast: Não leve a mal, é hormonal.