Dormir bem é essencial para manter a saúde física e mental. Ainda assim, muitos enfrentam dificuldades para pegar no sono, seja por estresse, insônia, pensamentos acelerados, ou outras razões. A boa notícia é que há uma solução simples e eficaz: a técnica militar para dormir.
O método para ajudar soldados a adormecerem rapidamente em qualquer ambiente, mesmo sob pressão foi desenvolvido pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. O objetivo era combater os efeitos da privação de sono em pilotos e soldados, uma vez que a falta de descanso adequado comprometia a tomada de decisões e aumentava os riscos de erros fatais durante missões.
Em 1891, o treinador esportivo Lloyd Bud Winter detalhou a técnica militar para dormir no livro ‘Relax and Win: Championship Performance‘. Agora, o método voltou à tona nas redes sociais, principalmente graças aos vídeos no TikTok, que também a ensinam.
Como aplicar a técnica militar para dormir?
Mas, afinal, como passar a usar a técnica militar para dormir em cerca de um ou dois minutos? Calma, não será preciso se alistar! Embora os treinamentos das Forças Armadas ao redor do mundo costumem ser inacessíveis para pessoas comuns, esse não é o caso.
A seguir, veja o passo a passo para aplicá-la:
- Relaxe o rosto
O primeiro passo é relaxar os músculos do seu rosto, desde a testa à mandíbula e língua. Uma boa técnica para controlar os músculos faciais consiste em tensionar todos primeiro e depois soltá-los aos poucos - Relaxe os ombros e os braços
Deixe seus ombros caírem o máximo possível, aliviando qualquer tensão. Depois, relaxe os braços e mãos, deixando-as ficar paralelas ao corpo. - Relaxe as pernas
Foque em soltar os músculos das coxas e, em seguida, os das panturrilhas. Deixe suas pernas completamente leves, sendo guiadas pela própria gravidade e de forma natural. - Controle a respiração
Inspire e expire profundamente. Concentre-se apenas no movimento da respiração, fazendo com que seu peito e membros relaxem. Assim, a sensação de relaxamento vai se espalhar pelo corpo. - Não pense
Talvez essa seja a parte mais difícil, mas consiste apenas em esvaziar o cérebro o máximo possível. Imagine apenas um cenário tranquilo e relaxante, como um campo florido ou o céu noturno. Se pensamentos invadirem sua mente, repita a frase “não pense” por cerca de 10 segundos para bloquear essas divagações.
Consistência é a chave
Embora a técnica militar para dormir pareça simples, ele requer prática. São necessárias algumas semanas para que o corpo e a mente se adaptem completamente à técnica. Por isso, é fundamental reservar alguns minutos diariamente para treinar.
Segundo os criadores do método, são necessárias seis semanas de treino e adaptação. Depois disso, a técnica seria 96% eficaz. E seus benefícios são evidentes, como o relaxamento profundo, redução do estresse e melhora a qualidade do sono.
No entanto, quem enfrenta distúrbios mais graves, como insônia crônica, deve buscar ajuda profissional para identificar e tratar as causas do problema.
Leia também
Sono tranquilo: o que comer antes de dormir?