Você já parou para pensar na importância do seu nariz na sua saúde? Ele pode ser um verdadeiro aliado na hora de identificar sinais do corpo, inclusive quando se trata da temida acne no nariz.
Nosso cérebro é incrível e nos ajuda a focar no que realmente importa. Um exemplo disso é a capacidade de ignorar o nosso próprio nariz, mesmo ele estando sempre ali no nosso campo de visão. Isso acontece graças à atenção seletiva, que nos permite enxergar o mundo sem que essa característica tão marcante do rosto nos distraia.
Mas, por mais que o cérebro tente ‘esquecer’ o nariz, é importante que a gente não faça o mesmo! Observar essa parte do corpo pode nos ajudar a identificar problemas de pele e até doenças internas.
Acne no nariz e outros sinais
A acne no nariz, por exemplo, é algo que muitas de nós já experienciamos. Ela surge quando as pequenas glândulas que produzem óleo na pele ficam entupidas, formando cravos e espinhas. Os cravos, com aquela coloração escura, aparecem quando o óleo é exposto ao ar, enquanto as espinhas são o resultado de poros completamente bloqueados. Se não tratada, essa acne pode causar inflamações maiores e até mesmo deixar cicatrizes.
Outra condição que pode afetar o nariz é a rosácea, uma doença inflamatória que provoca vermelhidão, principalmente no nariz e nas bochechas. Embora não tenha cura, a rosácea pode ser controlada com o tratamento adequado. Quando se manifesta no nariz, ela pode causar um espessamento da pele, conhecido como rinofima, que pode afetar bastante a autoestima de quem sofre com a condição.
Além disso, o nariz também pode ser afetado por doenças mais sérias, como a sarcoidose, uma inflamação que atinge diversos órgãos, incluindo o nariz. Nesse caso, a condição é chamada de lupus pérnio e não deve ser confundida com o lúpus, que também pode causar erupções na pele, incluindo a área nasal.
Por fim, existe ainda a síndrome trófica trigeminal, uma condição rara que afeta os nervos do rosto e pode levar a uma sensação de formigamento ou até mesmo à perda de sensibilidade ao redor do nariz. Essa falta de sensibilidade pode fazer com que a pessoa coce ou cutuque a região repetidamente, causando feridas.
Então, da próxima vez que você olhar no espelho, reserve um momento para observar seu nariz com carinho. Ele é mais do que um ponto cego no seu campo de visão — pode ser um importante indicador da sua saúde!
Leia também:
O que é ectrodactilia? Bebê nasce com pé em formato de coração e encanta web
Como viver mais? Ter mais flexibilidade aumenta a expectativa de vida
Nutrição e imunidade: como comer bem pode fortalecer suas defesas imunológicas?