Os jardins verticais podem ser instalados em muros, paredes, varandas ou sacadas, garantindo o contato com a natureza sem perder a sofisticação - Reprodução/MercadoLivre
casa

Jardins verticais garantem inovação e modernidade para o paisagismo

Os jardins verticais podem ser instalados em muros, paredes, varandas ou sacadas, garantindo o contato com a natureza sem perder a sofisticação

Camila Iannicelli Publicado em 29/07/2024, às 10h00 - Atualizado às 19h30

Você provavelmente já ouviu falar sobre os jardins verticais, não é mesmo? Essa técnica de jardinagem consiste no cultivo de diferentes tipos de vegetação em uma estrutura vertical junto a uma parede. Com o passar dos anos, as técnicas dos projetos de jardins verticais foram sendo aperfeiçoados, com um planejamento estético e métodos de irrigação e plantio. Para ajudar você a se manter a par desse estilo, aqui estão as principais informações sobre: 

O primeiro registro de um jardim vertical foi encontrado em 1986, criado por Patrick Blanc, um botânico francês que, durante uma viagem, percebeu que as plantas poderiam crescer em qualquer lugar, desde que houvesse água o suficiente. Após essa conclusão, desenvolveu sua primeira criação na Cité des Sciences, em Paris.

Existem diversos tipos de jardins verticais, variando de acordo com o critério de utilização. Abaixo, veja as categorias mais utilizadas:

Jardins verticais naturais (ou parede verde)

O jardim vertical natural, também chamado de parede verde, é feito com plantas naturais. Sua instalação requer uma análise da incidência de luz no local escolhido. Outra exigência é ter por perto um ponto de água, de energia e um ralo

Jardins verticais artificiais

Uma opção para quem não deseja manutenção frequente são os jardins artificiais. Criado com peças de plástico que imitam folhas e flores diversas – geralmente feitas com seda fina e poliéster –, ele reproduz a perfeição das plantas naturais e pode ser utilizado em áreas internas e externas.

Jardins verticais preservados

Ideais para ambientes fechados e com pouca luz natural, os jardins preservados apresentam plantas que passam por um processo de tratamento, para que a textura e os movimentos sejam conservados. Na montagem, utiliza-se uma placa revestida em fibra natural, que acomoda e garante a fixação das plantas.

Jardins verticais moss

Por fim, os jardins verticais moss são constituídos por uma planta musgo, de formato arredondado e multidimensional. Esse modelo é ideal para ambientes internos, trazendo sofisticação e requinte. 

O contato direto com a natureza traz inúmeros benefícios à saúde, como a na qualidade do ar. Nesse sentido, o jardim vertical é um grande aliado na eliminação de poluentes e poeiras, bem como auxilia na drenagem da água da chuva – sem a necessidade de escoamento.

Além disso, as plantas fornecem conforto térmico ao manter a temperatura interna durante o interno e proteger contra o calor extremo no verão, sem falar da atuação como barreira de isolamento acústico, minimizando os ruídos em áreas movimentadas.

É preciso levar algumas coisas em consideração, como o local e a quantidade de espaço destinado para a construção do jardim, além da disponibilidade de luz e água. Assim como o ambiente precisa ser analisado, também é necessário pensar nas espécies de plantas e na estrutura para colocá-las. 

Em muitos casos, é necessário realizar a impermeabilização das paredes, tornando o projeto mais custoso. Uma solução é escolher um sistema que não exige essa etapa, mas que tenha irrigação constante.

E aí, já decidiu como vai ser o seu jardim vertical? Para garantir um resultado deslumbrante, confira algumas opções de produtos disponíveis no Mercado Livre:

1. Jiboia, Flora Evora Paisagismo - https://mercadolivre.com/sec/1sVrc6N

A jiboia é uma planta do tipo trepadeira que pode se fixar em paredes e estruturas. Ela não exigem muita manutenção, mas só deve ser molhada quando a terra está seca. 

Créditos/MercadoLivre

 

2.  Kit 5 Mudas Peperômias, Orquiflora - https://mercadolivre.com/sec/2rcYVYP

Planta pendente, a peperômia apresenta folhas pequenas e acrescenta um colorido bonito ao jardim vertical. Em relação aos cuidados, esse tipo de folhagem gosta de meia-sombra, sendo necessário protegê-la dos raios solares diretos.

Créditos/MercadoLivre

 

3.  Hera, Flora Evora Paisagismo - https://mercadolivre.com/sec/2NnbZ8c

A hera é uma planta trepadeira que se adere facilmente à parede. Ela exige regas frequentes e não tolera o sol direto em suas folhas. Quando plantada em vasos, seus galhos podem ser muito longos.

Créditos/MercadoLivre

 


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a AnaMaria pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

mercado livre jardim vertical

Leia também

Culinária na olimpíada: 4 receitas inspiradas no Brasil


O poder dos jardins terapêuticos na saúde física e mental


Sustentabilidade na cozinha: práticas e hábitos para adotar


9 achados que todo apaixonado por café precisa ter


Culinária: 7 livros de receitas que vão te surpreender


Cozinha: 9 achadinhos incríveis no Mercado Livre