Cuidados no pós-operatório podem suavizar cicatrizes. - popcorner | ShutterStock
Beleza

3 dicas para deixar uma cicatriz menos aparente

Alguns cuidados podem contribuir para uma boa cicatrização da pele após um procedimento cirúrgico

Redação EdiCase Publicado em 23/04/2023, às 08h30

 

Após uma cirurgia, um mecanismo natural atua no corpo para fechar o corte. Para restaurar a pele desde a primeira camada, o corpo aumenta a circulação da região para que as células responsáveis pela cicatrização, os fibroblastos, possam alcançar o que todo mundo deseja: a forma mais harmônica possível.

Mas tem como garantir uma linha discreta e da cor da pele? “A cicatrização é uma caixinha de surpresas. O resultado depende desde a técnica utilizada e o capricho do cirurgião até os cuidados no pós-operatório e a genética de cada pessoa”, afirma o cirurgião plástico Matheus Manica, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Inclusive, é comum uma mesma pessoa viver processos de cicatrização diferentes ao longo dos anos. Dependendo do tipo de procedimento, da parte do corpo e até da idade, a cicatrização pode variar. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para que ela ocorra da melhor maneira.

1. Corpo relaxado

Alguns cuidados após o procedimento são importantes para o processo de cicatrização da pele. “Evite esforços. Não force os pontos. Para isso, repouso é fundamental”, diz Manica. Logo após a cirurgia, o ideal é não pegar peso e evitar que a região acabe esticando a pele e forçando os pontos.

2. Limpeza e curativo

Proteger a região com curativo ajuda a manter a ferida limpa e longe de bactérias e outros agentes infecciosos. “Não se deve mexer ou puxar a crosta da ferida. Além de atrasar a cicatrização, isso aumenta o risco de infecção”, diz o cirurgião.

Manter uma dieta balanceada beneficia o processo de cicatrização (Imagem: RossHelen | ShutterStock)

3. Hábitos saudáveis

Ter uma dieta equilibrada e saudável, rica em vitaminas e minerais, além da ingestão adequada de água para manter a hidratação do corpo, ajudar a otimizar a cicatrização. Evitar cigarro e bebidas alcoólicas é fundamental. “O tabagismo e consumo de álcool aumentam os radicais livres e a inflamação do corpo, o que atrasa o processo de cicatrização”, afirma o médico.

Tratamentos após a cicatrização

Caso a cicatrização não ocorra da melhor forma, mesmo seguindo as orientações médicas e o cuidado pós-operatório, podem ser necessários tratamentos adicionais. Isso inclui desde o uso de ácidos e aplicação de laser na cicatriz até o uso de medicamentos injetáveis, como corticóide, principalmente em casos de queloide, ou mesmo o uso de botox na cicatriz.

Cada organismo responde de uma maneira diferente. Não existe medicamento ou tratamento que funcione para todo mundo. “O ideal é consultar o seu médico para a indicação do melhor tratamento para você”, finaliza Matheus Manica.

Por Carla Gullo

 
 
bem-estar saúde beleza edicase Saúde & Bem-estar

Leia também

Chuva de medalhas! Brasil está brilhando nas Paralimpíadas e fazendo história em Paris


Endereço com nome de novelas? Conheça outras ruas com nomes curiosos


Mulher não pode falar em público? Talibã impõe novas regras no Afeganistão


Chimpanzé recebe herança de Michael Jackson? Entenda o caso


Baixar VPN é seguro? Entenda o método buscado pelo possível fim do Twitter


Novela 'Pé de Chinesa': veja outras tramas fakes que já viraram meme