BeeFund: plataforma de criptomoedas 'prende' dinheiro de investidores - Imagem │Unsplash
CONFIRA

BeeFund: plataforma de criptomoedas 'prende' dinheiro de investidores; entenda!

Plataforma de criptomoedas BeeFund atrai usuários com promessas de altos retornos diários e investidores relatam saldo bloqueado — saiba como agir

Da Redação Publicado em 30/10/2024, às 17h45

A BeeFund é uma plataforma de criptomoedas que atraiu usuários com promessas de retornos diários elevados e gestão de investimentos por “traders” especializados, incluindo perfis como “Anne Richards” — uma personalidade atribuída à gestora, que prometia retornos anuais acima de 1000%. No entanto, recentemente, muitos investidores notaram dificuldades para sacar valores da plataforma e, sem consentimento, viram seus saldos serem convertidos para um token próprio, chamado BEEB, disponível apenas na corretora SuperEx e acessível mediante uma taxa de 10 dólares.

Essas ações, feitas sem a aprovação prévia dos investidores, geraram suspeitas sobre a BeeFund, com clientes apontando possível fraude. Dentre os principais indícios estão a impossibilidade de resgatar o saldo e a relação com personalidades falsas. Além disso, investidores relataram que diversos nomes de executivos listados na plataforma negaram qualquer vínculo com a BeeFund, aumentando ainda mais as suspeitas.

O que os investidores da BeeFund podem fazer?

Diante da complexidade de identificação dos responsáveis pela BeeFund, especialistas recomendam que investidores que se sintam lesados tomem algumas ações. Fabio Braga, advogado especialista do Demarest Advogados, orienta que investidores procurem órgãos de proteção ao consumidor e demais entidades reguladoras para registrar suas queixas formalmente.

Procedimentos recomendados:

PROCON e Ministério Público: entrar em contato com essas instituições para relatar práticas abusivas ou descumprimento de obrigações contratuais da plataforma.

Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM): ambas as instituições permitem registros formais de queixas, e embora não regulamentem diretamente criptomoedas, podem auxiliar na apuração de possíveis irregularidades.

Defensoria Pública: em caso de necessidade, a defensoria pode auxiliar na orientação sobre procedimentos jurídicos, especialmente para aqueles que tenham dificuldade em arcar com custos de processos particulares.

Segundo o especialista, essas entidades ajudam a apurar a veracidade das práticas da plataforma e mediar possíveis reparações. Além disso, ele ressalta a importância de monitorar o caso para avaliar eventuais desdobramentos legais que possam ocorrer no futuro.

Indícios de fraude e promessas irreais

Até esta quarta-feira (30), o Reclame Aqui da BeeFund tinha 1.328 reclamações, principalmente relacionadas a problemas com saques e depósitos. A BeeFund oferece planos de investimento com rendimentos altamente discrepantes dos índices de mercado, que chegam a 9.280% ao ano, chamando a atenção de economistas, que alertam sobre promessas exageradas.

Leia também: 

Como começar a investir? Veja dicas para quem é iniciante

Qual é a melhor opção de investimento com a alta da Selic?

Bitcoin: o que é, como investir e quais são os riscos da criptomoeda

criptomoedas BeeFund

Leia também

Como a maior alta do dólar desde 2021 impacta diretamente a sua vida? Entenda


Herança vencida! Irmãos encontram 32 milhões de Cruzados em mala antiga do pai; tem como converter?


Pix por aproximação será lançado na próxima semana, diz BC; saiba como vai funcionar


Mudanças no Pix: saiba as novidades que começam a valer em novembro


Um mês para a Black Friday: saiba como se preparar e evitar golpes


Mitos sobre crédito: o que realmente afeta seu Score e o que é só boato