Falando em emagrecimento, é normal o desespero por resultados rápidos - Jason Briscoa/Unsplash
Saúde

Reeducação alimentar para emagrecer: você precisa pensar mais do que apenas a dieta

Reeducação alimentar: fuja dos resultados rápidos e leve a conquista para a vida

Bianca Vilela Publicado em 04/05/2023, às 14h47

Fala pessoal da AnaMaria, tudo bem? O tema da coluna de hoje é a tão falada reeducação alimentar. Segundo a nutricionista Fernanda Frare Zanetti (@fernandafrarezanetti), especialista em gastronomia e gestão de negócios de alimentação, este processo engloba uma mudança de hábitos e, principalmente, de comportamento.

"Contudo, deve ser sempre planejada de forma individual, considerando as preferências alimentares, questões culturais, texturas de alimentos, rotinas, horários, atividade física e família. Não tem uma fórmula para todo mundo, mas esta mudança é perene e, quando acontece, o paciente conquista autoconhecimento", alega a expert.

Falando em emagrecimento, é normal o desespero por resultados rápidos. Contudo, mudar de hábito exige paciência, porque eles são construídos por meio da repetição. Precisamos aprender a comer de tudo de forma mais moderada, em paz, com consciência e com prazer. Incluindo cada vez mais alimentos in natura e reduzindo os industrializados, aquele monte de saquinhos.

"A reeducação alimentar promove autonomia, ou seja, a pessoa passa a entender sobre a qualidade e a quantidade do que deve ser consumido. Os impactos são visíveis na qualidade de vida, na energia, vitalidade e também na longevidade", garante a especialista. Ou seja: longevidade não é apenas viver mais, mas sim viver sem limitação. 

VEJA ALGUMAS DICAS DA NUTRI:

  1. Como devagar e avalie o seu apetite;
  2. Reduza o consumo de açúcar e bebidas alcoólicas. Entenda que a exceção não pode virar regra;
  3. Tenha e mantenha seus horários, o corpo adora rotina;
  4. Acolha as suas emoções e se afaste da culpa. Pensem, porém, de forma madura e estratégica para conquistar seus objetivos.

Antes de terminar, queria trazer uma reflexão importante da doutora Ana Claudia Quintana Arantes, por meio de uma história, a alegoria do deserto. Imagine que no deserto existem condições desafiadoras, como clima quente durante o dia, frio no período noturno e ausência de água.

Vamos pensar estamos em um deserto, mas não levamos roupas adequadas, água, óculos escuros e protetor solar. Esta é uma comparação interessante sobre nossa vida e como nos preparamos para um envelhecer produtivo. O nosso caminho é a forma mais importante quando pensamos em bons resultados. Como você se prepara e pensa no futuro próximo?

dieta alimentação reeducação alimentar Longevidade Coluna Bianca Vilela

Leia também

Folia consciente: confira 10 cuidados para não ganhar peso no Carnaval


Aceitar versus se conformar: entenda a diferença e faça a sua parte


Dá para curtir as férias sem ganhar peso? Nutricionista dá as dicas


5 dicas para emagrecer de forma sustentável em 2024


Festas de fim de ano sem reganho de peso: veja dicas preciosas do que fazer


Veja 9 nutrientes que evitam fome e cansaço no seu pós-treino