Quer fazer o cabelo crescer rápido? Não existe mágica, mas dicas simples podem ajudar - Unsplash
SAÚDE DOS FIOS

Existe mágica? Confira se é possível fazer o cabelo crescer rápido

Não faltam truques nas redes sociais que ensinam a fazer os fios crescerem, mas será que funcionam? Veja se há milagre para o cabelo crescer rápido

Ana Mota Publicado em 05/07/2024, às 16h00

Será que existe mágica? Não faltam truques e receitinhas nas redes sociais que ensinam como fazer o cabelo crescer rápido. Há quem não tenham paciência e apele para essas dicas, mas será que elas funcionam? Confira a seguir o que você pode fazer para o cabelo crescer!

O que é bom para deixar o couro cabeludo saudável? Saiba como evitar problemas

Antes de mais nada, é necessário entender que o couro cabeludo tem seu tempo de desenvolvimento e que o tempo de crescimento dos fios é geneticamente determinado, variando de 2 até 6 anos. "Porém, isso pode se alterar ao longo da vida, podendo essa fase ter sua duração reduzida com o envelhecimento das células", diz Ana Carina Junqueira, médica tricologista, à AnaMaria.

Em média, o fio cresce de 1 a 1,5 cm por mês. No entanto, alguns fatores podem dificultar no processo do cabelo crescer rápido, como o desequilíbrio hormonal e falta de nutrientes.

O que causa cabelos brancos? Confira os mitos e verdades dos fios grisalhos

O que fazer para o cabelo crescer rápido?

"Não existe mágica", destaca a tricologista sobre os truques das redes sociais. Ou seja, eles não funcionam. Ana Carina indica que hábitos simples no dia a dia já são suficientes para fazer o cabelo crescer rápido.

"Se alimentar adequadamente (principalmente dieta rica em proteínas), equilibrar o uso de hormônios ditos sexuais, como testosterona e estradiol, e utilizar remédios que estimulam a fase de crescimento do fio, como minoxidil", afirma.

Usar boné faz o cabelo cair? Entenda se há relação entre a calvície e o acessório

Ainda assim, alguns cuidados pode ser adotados. Um deles é a massagem no couro cabeludo, que ajuda na circulação, trazendo mais nutrientes e oxigênio. "Isso estimula o crescimento dos fios. Mas, cuidado. Massagear excessivamente pode deixar o couro muito oleoso", ressalta a médica.

Estimular a circulação no couro cabeludo com escovas de lavagem podem auxiliar para o cabelo crescer rápido - Unsplash

 

"Utilizar tônicos a base de minoxidil também estimula o crescimento dos fios. Eles podem ser aplicados diretamente no couro cabeludo, caso a pessoa não possua alergia a algum dos componentes da fórmula. Está alergia costuma se manifestar como vermelhidão, coceira e irritação. Caso ela ocorra, o couro deve ser lavado imediatamente e o uso do produto deve ser suspenso", acrescenta.

Veja as dicas para fazer o cabelo crescer rápido:

E os cabelos cacheados?

Quem tem cabelo cacheado ou está em fase de transição capilar sempre busca maneiras de fazer o cabelo crescer rápido. As dicas de Ana Carina valem para todos os tipos de fios, sejam lisos, ondulados, cacheados ou crespos.

O que é transição capilar? Veja como transformar o cabelo

Quanto ao fator de encolhimento do cabelo cacheado, que dá a impressão de que os fios não estão crescendo, a tricologista explica: "Os cabelos cacheados podem 'parecer encolhidos' devido ao formato em 'mola' dos fios. Quanto mais hidratados estiverem esses fios, melhor conformação eles terão, ou seja, cachos mais bem definidos."

Dicas para fazer cabelo crescer valem para lisos, ondulados, cacheados e crespos - Unsplash

 

Leia mais:

Repórter testa o alongamento de cabelos depois de perder fios após o Covid

Vão bombar! As tendências de cabelo para o inverno em 2024

como fazer o cabelo crescer cabelo crescer rápido

Leia também

Ao natural: maquiagem que promete parecer que não está maquiada


Repolarização capilar: passar papel alumínio no cabelo pode trazer brilho?


Receitas de desodorantes caseiros funcionam? Veja o que dizem os especialistas


De ácido hialurônico a vitamina C: qual produto anti-idade escolher?


Dois em um: o que são os produtos multifuncionais? Veja algumas opções


Mais calor e mais umidade: veja o jeito certo de cuidar da pele na primavera