Dia da mulher: 5 vozes femininas do mercado da moda e de beleza para conhecer -
INSPIRAÇÃO

Dia da mulher: 5 vozes femininas do mercado da moda e de beleza para conhecer

Em busca de inspiração no dia da mulher? Conheça a história dessas empresárias!

Beatriz Cyrino Publicado em 08/03/2024, às 10h26 - Atualizado às 16h09

O Dia Internacional da Mulher, que acontece nesta sexta-feira (8), gera anualmente um debate sobre as motivações de sua origem. Em vez de uma razão para dar flores, chocolates e parabenizações às mulheres, a data é, na verdade, de reflexão e motivada pela luta operária feminina.

Muito diferente do trabalho do século XX, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a data, as mulheres, agora, podem exercer diferentes cargos.

Para o dia da mulher, AnaMaria decidiu trazer algumas vozes femininas que fazem parte do dia a dia das mulheres, seja na prática, como produtos de maquiagem, ou como inspiração na própria carreira.

Sabia que a autonomia financeira das mulheres é caminho para saída de relações abusivas?

Bruna Tavares

Dia da mulher: 5 vozes femininas do mercado da moda e de beleza para conhecer - Reprodução/Instagram

 

Bruna Tavares é um dos maiores exemplos de mulher multifacetada. Jornalista, influenciadora e empresária, a fundadora da Linha Bruna Tavares não para um segundo, principalmente quando se trata de elevar o nível da maquiagem nacional.

Bruna começou no mercado de beleza em 2009, quando criou o blog “Pausa para Feminices”. Lá, passou a receber propostas de publicidade e foi chamada pela Tracta para lançar uma linha de batons ao lado de outras 12 blogueiras.

Desde então, com a própria marca, a empresária já lançou mais de 200 produtos entre a linha regular, que conta com a famosa base BT Skin com 30 opções de tonalidades para a pele, e coleções especiais. 

Recentemente, Bruna firmou uma parceria internacional e, até o momento, lançou, com exclusividade, duas coleções para celebrar os 100 anos da Walt Disney Company. 

“Sinto que tudo o que fiz até hoje na minha carreira, assim como todo amor que sempre senti pela Disney, me conduziram para esse lançamento. Uma chance em um século! E ela foi destinada para a linha Bruna Tavares aqui no Brasil”, escreveu no Instagram.

Como ganhar dinheiro com a internet? Confira as dicas da influencer Camila Pudim

Lela Brandão

Dia da mulher: 5 vozes femininas do mercado da moda e de beleza para conhecer - Divulgação/Lela Brandão

 

Vestir roupas desconfortáveis não faz parte da rotina de Lela Brandão e o objetivo de sua marca é que também não pertença à vida de outras mulheres. Formada em arquitetura e urbanismo, a empresária fundou a Lela Brandão Co. em 2020 e, apesar do diploma, passou a usar a arte para criar roupas que respeitam as formas femininas.

Diferente das práticas atuais da indústria da moda, as modelagens das peças são pensadas para se encaixarem em diferentes tipos físicos, o que garante que as roupas sejam confortáveis.

A gente traz para as mulheres a ideia de que, se uma peça não te serviu, quem está errada é a peça, e não o seu corpo”, afirma Lela à AnaMaria

A marca começou no e-commerce, mas hoje já possui uma loja física. Todas as peças são desenhadas pela Lela, que mantém uma conexão próxima de troca e co-criação com a comunidade de mulheres que acreditam no slogan “uma mulher confortável em si é uma revolução.”

“Meu maior sentimento de realização é quando estou na loja física e vejo uma mulher chorando de emoção por experimentar uma peça que - por conta das nossas estratégias de modelagem e nossa grade que vai do PP ao G1 - serviu perfeitamente nela, com o conforto e o respeito que o corpo dela merece”, conclui.

Como empreender sozinha? Veja as melhores dicas para abrir um negócio próprio!

Eliane Dalla Vecchia, Dalla Makeup

Dia da mulher: 5 vozes femininas do mercado da moda e de beleza para conhecer - Reprodução/Instagram

 

Da cidade de Tucuruí, no Pará, Eliane Dalla é uma daquelas mulheres que não vieram ao mundo para brincar. Há quase oito anos, ela fundou a Dalla Makeup, que se tornou uma das maiores empresas de maquiagem vegana do país. Por mais impressionante que isso pareça, a sua história no empreendedorismo começou ainda antes disso.

Eliane conta que a Dalla nasceu da necessidade de um simples produto: um batom. “Eu tenho uma outra empresa chamada Atacadão das Maquiagens e eu precisava de batom, porque estávamos na época da moda dos batons líquidos e a demanda era maior do que o que tínhamos no mercado”, explica a empresária.

A paraense também relata que, a princípio, a marca vendia apenas batons, mas, depois de apostar em um pequeno nicho, a Dalla cresceu e, hoje, apresenta um portfólio completo no mercado de beleza vegano. “Nossa primeira base foi o carro chefe, que estourou e é a mais vendida até hoje”, afirma.

Além de oferecer maquiagem vegana, a Dalla Makeup tem outro objetivo: manter o preço acessível e a qualidade. Eliane se coloca como consumidora e diz que acredita que produtos baratos, muitas vezes, podem ter fórmulas melhores que outras marcas que cobram preços mais altos.

Com opções de bases por até R$ 50, a dona da Dalla conclui: “É o estilo que a gente precisa: ser bom e com um preço acessível.

Maquiagem dos Ursinhos Carinhosos: o que achamos da nova linha da Dalla Makeup?

Nathalie de Gouveia, CEO da Wella

Dia da mulher: 5 vozes femininas do mercado da moda e de beleza para conhecer - Reprodução/Instagram

 

O dia da mulher não aconteceria sem mudanças, nem Nathalie de Gouveia. Apesar de ter nascido na França, a executiva se mudou para Portugal e Espanha para realizar o sonho de trabalhar em outros países. Foi assim, transitando entre cargos e nações, que chegou a ser diretora da filial brasileira da companhia alemã Wella.

Nathalie também já integrou o time da The Body Shop como diretora de varejo e treinamento, na Espanha, mas foi na Wella que fez história: ela é a primeira mulher no cargo de CEO da empresa no Brasil. 

Ela não ignorou o papel de representatividade feminina que lhe seria atribuído. À Forbes, ela diz sentir orgulho do time de mulheres que criou após sua chegada. “Eu tenho esse perfil também. Sou CEO e mãe de duas crianças. É muito difícil, por isso temos que dar apoio a nossas colegas de equipe”, comenta Nathalie.

Testamos a linha Wella Elements Renewing; será que funciona mesmo?

Françoise Bettencourt Meyers, L’Oréal

Dia da mulher: 5 vozes femininas do mercado da moda e de beleza para conhecer - Reprodução/Bloomberg

 

Por fim, o dia da mulher não poderia ficar sem ela: Françoise Bettencourt Meyers, a mulher mais rica do mundo. Nascida em 1953, na França, Françoise é herdeira da maior fabricante de produtos de beleza do mundo, a L’Oréal. Com 70 anos, no fim do ano passado, ela se tornou a primeira mulher com um capital acima da barreira dos $100 bilhões.

Sua mãe, Liliane Bettencourt, herdou a empresa do pai, Eugène Schueller, que fundou a L'Oréal em 1909, após descobrir uma tintura de cabelo inovadora. Seu pai também foi um homem importante. André Bettencourt foi ministro durante a presidência de Charles de Gaulle, nas décadas de 1960 e 1970. 

Apesar de ter crescido ao redor da riqueza, Françoise nunca foi de ostentar. “O dinheiro enlouquece as pessoas”, declarou em entrevista ao jornal francês Le Monde em 2012.

A bilionária se tornou diretora da L’oréal em 1997 e é a acionista majoritária, com cerca de 33% do capital social, participação herdada da mãe. Françoise também tem participação na Nestlé e outros bens, mas a maior parte de sua fortuna vem da empresa da família.

Conheça as 30 profissões com os maiores salários de contratação no país em 2023.

Dia Internacional da Mulher dia da mulher Bruna Tavares Dalla Makeup L'oréal Wella Lela Brandão indústria da moda mercado de beleza Nathalie de Gouveia

Leia também

Cinco erros mais comuns na micropigmentação e como evitá-los


Vida fitness: veja como cuidar do cabelo antes e depois do treino


Marrom certo: como adotar a cor queridinha do outono no seu dia a dia


Veja as maiores tendências de penteados para madrinhas de casamento


Asoka makeup? Saiba como reproduzir a trend indiana com milhões de visualizações


É possível tirar o preenchimento facial? Conheça o movimento de reversão das famosas