Aposte no spray fixador - Shutterstock

Aposte no spray fixador

Ele é ótimo para manter o penteado e acabar com os arrepiados

Júlia Arbex Publicado em 22/04/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

Vantagens

“É ótimo para ser usado na hora da finalização: além de deixar os fios no lugar, reduz o tão temido frizz”, explica César Augusto, cabeleireiro de L’Oréal Professionnel. Não, isso não significa que o cabelo ficará duro, estático. Graças à evolução das fórmulas, é possível encontrar sprays de diferentes níveis de fixação, de acordo com a necessidade de cada pessoa e penteado. 


Como devo usá-lo?

Tudo bem usar o spray fixador diariamente. Porém, existem algumas regrinhas que você precisa saber antes de sair borrifando o produto por todo o seu cabelo. Veja só:

✔ Aplique o produto a, no mínimo, 10 centímetros de distância – assim, conseguirá atingir o máximo de fios possíveis.

✔ Use o spray fixador somente com o cabelo seco. “Não passe quando os fios estiverem molhados ou até mesmo úmidos porque, quando misturado com água, ele dilui”, conta o profissional. 

✔ A função do spray não é deixar o cabelo com uma aparência molhada. Se colocado em excesso, os fios vão ficar oleosos. O produto que dá a impressão de fios molhados é o gel. 

✔ Vai usar secador, fazer chapinha ou babyliss? Passe o spray DEPOIS de passar qualquer um desses itens. “Se aplicar antes, os fios ficarão sem movimento. O resultado só terá dado certo se ninguém desconfiar que você usou o produto para  tirar o arrepiado!” 

✔ Quanto melhor for o produto, menos resíduos ele vai deixar nos fios. Ou seja, a chance de o cabelo ficar opaco e sem vida são mínimos. O investimento pode valer muito.  


Como tiro o produto do cabelo?

Quando o spray é bom, ele sai dos fios ao passar o pente ou escova no cabelo. Porém, o cabeleireiro não recomenda ficar com o fixador por mais de dois dias na cabeça. “Dá para passar o produto todos os dias, mas se ficar muito tempo com a mesma aplicação o couro cabeludo pode ficar irritado.” Vai lavar o cabelo para garantir que o produto saia totalmente? Saiba qual a maneira ideal 
de deixá-lo limpinho:

✔ Entre no banho e enxágue os fios somente com água morna. 

✔ Depois, coloque a quantidade de condicionador que você usa normalmente. Massageie e enxágue. 

✔ Para finalizar, aplique o xampu. “Deste jeito, seu cabelo vai desembaraçar mais fácil e rapidamente, sem estragar nem maltratar nenhum fio”, diz. Vale experimentar! 



Pode escolher...

Mousse e gel têm características bem diferentes, mas também são finalizadores que podem dar um jeitão 
no seu cabelo:  

Mousse
✔ Devolve a forma natural do cabelo. “Se você tem o fio ondulado e passar o mousse, seus cachos vão ficar mais modelados”, 
diz o profissional. 

✔ Diferentemente do spray fixador, o mousse deve ser aplicado com o cabelo ainda molhado ou úmido, já que ele devolve 
a “memória” do cabelo e dá um pouco de fixação. Ao secar, fica lindo.

Gel
✔ É um modelador que confere ao cabelo uma aparência molhada, deixando os fios até mais escuros do que realmente são. “É ideal para quem vai fazer penteados mais elaborados”, conta César.
Dicas de Beleza

Leia também

Dia dos Avós: descubra os cuidados para um envelhecimento da pele saudável


Como começar a cuidar do cabelo? Confira o guia para iniciantes


Vale a pena fazer procedimentos estéticos no frio? Veja o 3 indicados


Bebês, jovens e adultos: entenda sobre acne em diferentes fases da vida


De Hydrafacial a Liftera: veja 6 opções de tratamentos estéticos para pele


Alerta, mamães! Como cuidar da pele após a maternidade?