Novembro azul traz reflexões sobre saúde masculina: entenda os direitos do trabalhador com câncer de próstata - Reprodução/Freepik
Conscientização!

Novembro Azul: saiba os direitos do trabalhador com câncer de próstata

No Novembro Azul, além da conscientização sobre o câncer de próstata, é importante entender os direitos do trabalhador com a doença; confira!

Gabriela Occhipinti Publicado em 28/11/2024, às 19h00

O Novembro Azul é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, e é fundamental que os homens se informem sobre essa doença e procurem ajuda médica para o diagnóstico precoce. Mas, além disso, é preciso também entender os direitos do trabalhador com câncer de próstata, que estão garantidos pela legislação brasileira para oferecer suporte financeiro e estabilidade durante o tratamento.

Quando diagnosticado com a doença, o trabalhador tem acesso a diversos benefícios e garantias que visam minimizar o impacto da condição em sua vida profissional e pessoal. É fundamental que a conscientização sobre o câncer de próstata seja uma prioridade, mas também é importante que os homens saibam que seus direitos estão garantidos durante o tratamento.

Quais são os direitos do trabalhador com câncer de próstata?

A advogada Suéllen Paulino explica alguns dos principais direitos que os trabalhadores diagnosticados com câncer de próstata podem ter acesso.

Além disso, é possível que o trabalhador com câncer de próstata se afaste temporariamente para tratar da doença, com a possibilidade de se aposentar por invalidez, caso a incapacidade seja permanente. Também existe a possibilidade de pedir isenção de impostos na compra de veículos, caso a doença tenha causado limitações de mobilidade.

Com esses direitos, o trabalhador tem o apoio necessário para se concentrar em sua recuperação, sem se preocupar com questões financeiras e estabilidade no emprego.

Incontinência urinária pode ser sinal de alerta para o câncer de próstata - Reprodução/Freepik

 

Apoio e consciência no Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata, que pode causar incontinência urinária, principalmente após a cirurgia ou radioterapia.

A incontinência urinária, embora mais comum em mulheres, também afeta uma parte significativa dos homens, especialmente os acima de 40 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 15% dos homens dessa faixa etária sofrem de gotejamentos involuntários, mas o assunto ainda é considerado tabu.

A TENA, empresa especializada em produtos para incontinência, realizou um estudo com homens brasileiros para entender melhor essa condição e oferecer soluções. A incontinência nos homens está frequentemente relacionada ao tratamento do câncer de próstata ou à bexiga hiperativa.

A pesquisa revelou que muitos homens não buscam ajuda médica, considerando os primeiros sinais normais, e improvisam soluções como o uso de papel higiênico ou absorventes femininos. O estudo também destaca a importância de aumentar a conscientização sobre o tema, combatendo o estigma e oferecendo produtos adequados, que promovem a dignidade e o conforto dos afetados.

Leia também:

Novembro azul: confira mitos e verdades sobre câncer de próstata

Câncer de próstata: 47 homens por dia morrem no Brasil — veja mais sobre Novembro Azul

Dia Internacional do Homem — o que essa data simboliza?

saúde câncer de próstata carreira novembro azul trabalhador com câncer de próstata

Leia também

Concurso dos Correios: estatal divulga lista de inscrições efetivadas


Governo avalia alteração em seguro-desemprego; saiba o que muda após 'corte de gastos'


Dia do Empreendedorismo Feminino: veja 11 famosas que abriram o próprio negócio


Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: conheça 5 histórias inspiradoras


Mike Tyson: a trajetória de altos e baixos da lenda que mudou o boxe


Baixa motivação? Veja como superar o 'baixo astral' com dicas simples