Alexandre Silva, sócio e cofundador da confeitaria PikurruchA’S, fala sobre lições que traz da paternidade para o empreendedorismo - Divulgação/Acervo pessoal
ENSINAMENTOS DOS FILHOS AOS NEGÓCIOS

Dia dos Pais: lições de paternidade e empreendedorismo

Alexandre Silva, sócio e cofundador da confeitaria PikurruchA’S, fala sobre ensinamentos da paternidade e empreendedorismo; confira a história dele!

Gabriela Occhipinti Publicado em 11/08/2024, às 15h00

Muitos empreendedores e empreendedoras consideram seus negócios como filhos, e as semelhanças entre paternidade e empreendedorismo são evidentes: ambos são repletos de sonhos e exigem muita paciência. Em comemoração ao Dia dos Pais, conheça a história de Alexandre Silva, que vive entre esses dois mundos.

Não basta apenas lançar sua criação no mundo: é preciso continuar cuidando dela e estar sempre presente para garantir o sucesso no futuro. Isso vale tanto para os filhos quanto para os negócios. Por isso, um empreendimento pode ser visto como uma segunda família e, para muitos, é até algo feito em família.

No Brasil, 90% das empresas têm perfil familiar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Elas empregam 75% da mão de obra do país e respondem por mais da metade do PIB.

Alexandre Silva é sócio e cofundador da confeitaria PikurruchA’S, que tem sedes em São Paulo e São Bernardo do Campo - Divulgação

 

Paternidade e empreendedorismo

Empreender e ser pai pode ser uma jornada emocionante e desafiadora, repleta de oportunidades para o crescimento pessoal e profissional. Alexandre Silva — sócio e cofundador da confeitaria PikurruchA’S, que tem sedes em São Paulo e São Bernardo do Campo — vive isso no dia a dia.

O empresário comanda a confeitaria ao lado de sua esposa, Ana Piku. Desde o início do relacionamento, eles compartilhavam o sonho de empreender. Aos 30 anos, esse desejo se concretizou, e três anos depois, veio outra conquista: o nascimento de sua primogênita, Catarina, hoje com 7 anos.

Foi então que a vida pessoal e profissional de Alexandre se tornou ainda mais interessante. “Foi uma luta diária de superação, renúncia e resiliência. O maior desafio até hoje é tomar decisões em ambos os casos e trabalhar a intuição, a percepção, a coragem e a resiliência para entender qualquer resultado. No começo, foi difícil dividir e conciliar a agenda de horários”, conta.

Alexandre Silva comanda negócio ao lado da esposa, Ana Piku - Divulgação

 

Para ele, paternidade e empreendedorismo andam juntos. “Hoje, sei que ser pai me tornou um empresário melhor, com uma consciência financeira ativa, sempre pensando no futuro”, revela o empreendedor, que, além de Catarina, é pai de Caetano, de 5 anos, e Romeo, de 3.

As mudanças que acompanham a chegada de um filho, segundo Alexandre, podem servir como lições para a vida empresarial. Um dos principais aprendizados para ele é a perspectiva sobre responsabilidade e postura, já que tanto os filhos quanto os colaboradores seguem exemplos, e não apenas palavras, observa o empresário.

Com isso em mente, ele percebeu como suas ações são importantes no dia a dia. “Isso me fez perceber que precisamos ser exemplos diariamente e ter conversas constantes sobre postura e bom senso, tanto no lar quanto no ambiente de trabalho. Aprendi a não prometer o que não se pode cumprir e a sempre respeitar o tempo de cada um”, conta.

Dia dos pais: receitas fáceis para um almoço completo e barato

Buscando o equilíbrio

Alexandre ressalta que equilibrar a paternidade e empreendedorismo nem sempre é fácil e que é preciso organizar o tempo para garantir a presença tanto na vida dos filhos quanto na empresa. Como estratégia, ele utiliza uma agenda semanal e cria alarmes para ajudar a lembrar dos compromissos.

Esse equilíbrio também reflete no trabalho e nos filhos, já que, para ele, os valores da empresa vêm dos valores da vida pessoal e familiar. “Quero ser uma inspiração para meus filhos, e isso se conquista, não se impõe. É assim que ajo com minha equipe também”, declara.

Alexandre é pai de Catarina, de 7 anos, Caetano, de 5, e Romeo, de 3 - Acervo pessoal

 

Para Alexandre, o tempo de qualidade é fundamental, especialmente em relação à família. “Não deixe de trabalhar, mas organize sua agenda, dando prioridade à sua família. O trabalho a gente recupera, já a nossa família podemos perder para sempre”, aconselha ele.

Leia também:

Inspiradas pela maternidade, mulheres contam histórias de empreendedorismo

Sucessão familiar: conheça a história de quem empreende em família

Empreendendo? Veja o guia prático para organizar as contas do seu negócio

família filhos carreira Empreendedorismo dia dos pais empresa familiar paternidade e empreendedorismo empreendedorismo em família

Leia também

O que é dress code e por que ele é essencial no ambiente de trabalho


Legado! Conheça os filhos de atletas que brilham nas Olimpíadas de Paris


Salário para ser príncipe? Saiba quanto ganha William, do Reino Unido


O que é instagramável? Empreendedora aposta em experiência para clientes


Maior medalhista brasileira: conheça a história de Rebeca Andrade


Doenças do trabalho: entenda o que são e as enfermidades