- FreePik
Quer emagrecer?

O segredo está nas pausas: veja como emagrecer caminhando!

Emagrecer caminhando é possível, mas a caminhada precisa ser otimizada para resultados eficazes. Entenda estudo.

Lígia Menezes Publicado em 15/11/2024, às 10h00

A perda de peso envolve um conjunto de fatores, e caminhar é uma recomendação comum dos especialistas. Mas a caminhada precisa ser otimizada para resultados eficazes: em vez de andar rapidamente sem pausas, pequenas interrupções durante o exercício podem potencializar a queima calórica.

Emagrecer caminhando é possível; conheça a importância das pausas

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Milão, liderada pelo pesquisador Francesco Luciano, a maneira como você caminha influencia diretamente a queima de calorias. O estudo revelou que pequenas pausas durante a caminhada aumentam o consumo de energia, já que o corpo demanda mais oxigênio ao reiniciar o movimento em curtos intervalos. Assim, realizar uma caminhada contínua e sem pausas pode ser menos eficaz para perda de peso do que uma caminhada com interrupções estratégicas.

O estudo e seus resultados

Os pesquisadores recrutaram voluntários para caminhar e subir escadas em diferentes ritmos e tempos. Os resultados mostraram que atividades com pausas curtas de 10 a 30 segundos demandam entre 20% e 60% mais oxigênio do que atividades contínuas. Isso ocorre porque o corpo humano, assim como um carro, consome mais energia nos momentos de aceleração do que ao manter um ritmo constante.

Emagrecer caminhando é possível - Crédito: FreePik

 

Como aplicar no dia a dia? Veja como emagrecer caminhando!

Para emagrecer caminhando, é recomendado dividir a caminhada em sessões mais curtas e intensas, intercaladas por pausas.

Caminhadas de 10 a 30 segundos, com períodos de descanso, podem ser mais eficazes para aumentar o gasto calórico do que uma caminhada longa e ininterrupta. Esse método é aplicável a qualquer atividade física que envolva o reinício constante do movimento, e pode ser adaptado para rotinas diárias.

Por fim, caminhar pode, sim, contribuir para a perda de peso, desde que seja feita de forma inteligente. Integrar pequenas pausas e ajustar a intensidade são fatores-chave para otimizar a queima de calorias. Em vez de focar em uma caminhada longa e contínua, experimente sessões mais curtas e intensas com pausas regulares.

Leia também:

Confira 7 benefícios da caminhada

Quantos minutos preciso caminhar para emagrecer?

exercícios emagrecimento emagrecer apenas caminhando

Leia também

Surto de coqueluche: sintomas, prevenção e por que os casos estão aumentando em 2024


Pimenta e cúrcuma: afinal, esses temperos fazem bem ou mal à saúde?


Viih Tube precisou de cesárea de emergência: entenda quando ela é indicada


Ranking melhores hospitais da américa latina: Brasil tem 5 deles; conheça


Doença da vaca louca é perigosa para humanos? Saiba tudo sobre sintomas e transmissão


À espera de UTI: veja o que aconteceu com o influenciador Diego Friggi