No tratamento do melasma é importante ter paciência e muita disciplina - Pixabay/ Taisa Barcelos
Saúde da pele

Melasma: como cuidar? Veja cinco passos que te auxiliarão no tratamento das manchas

Especialista apontou algumas dicas para cuidar da pele e impulsionar o tratamento contra melasma

Da Redação Publicado em 26/03/2022, às 13h52

Não é de hoje que o melasma é um dos problemas de pele que mais incomodam homens e mulheres. Ainda mais pelo fato de que essas manchas mais escuras, que são mais comuns no rosto, podem se agravar se não tiver um tratamento adequado e um cuidado diário.

“É muito importante ter o hábito de dedicar um tempinho do nosso dia para trata-las, clareá-las ou até mesmo faze-las desaparecerem”, diz a especialista em estética, Luzia Costa.

AnaMaria Digital separou algumas dicas da especialista que vão te auxiliar no tratamento dessas manchinhas:

CUIDE DIARIAMENTE DA PELE

Estes efeitos na pele podem ser combatidos com hábitos simples no dia a dia. Sempre que houver exposição ao sol, proteja seu rosto com o uso do protetor facial.

"Na hora de escolher o protetor solar, opte sempre que tenha fator de proteção alta (como o FPS 50), que seja próprio para o rosto, e que ainda além de proteger dos raios solares, também possua barreira à luz branca, como LED, lâmpadas, celulares, computadores, etc. A exposição a essa luz também pode escurecer a pele e causar manchar e até agravar as existentes", explica Luzia.

HIDRATE SEU ROSTO

A hidratação da pele precisa acontecer todos os dias, mas esquecemos muitas vezes que a nossa face também precisa desse cuidado especial, além do protetor solar. "A pele hidratada além de ficar mais saudável, auxilia na proteção contra o calor, por exemplo", garante a profissional.

ESCOLHA PRODUTOS REGENERATIVOS

Em sua lista de produtos para skin care, inclua um produto antioxidante, com vitamina C. Irá aliviar os processos inflamatórios da pele causados pela exposição a luz, sol e até mesmo poluição.

FRUTAS E LEGUMES QUE AJUDAM

Cuidar do corpo, dentro para fora, também é muito importante. Então opte sempre por comer frutas e vegetais que tenham betacaroteno, licopeno e vitamina A. Esses alimentos irão auxiliar as células a combaterem os radicais livres.

SE PROTEJA DO SOL

Além de incrementar o look, os chapéus, bonés e viseiras são ótimos aliados na hora da exposição ao sol na praia, piscina e até mesmo ao praticar qualquer atividade a céu aberto.

"Lembre-se que no tratamento do melasma é importante ter paciência e muita disciplina. E, claro, a visita frequente ao dermatologista e outros especialistas são essenciais na hora de optar pelo melhor caminho que te dará mais resultados além da sua rotina diária de hábitos citados acima! Procure um dermatologista!", encerra.

Leia também

Cirurgia de varizes: solução para problemas vasculares


Doença de Céline Dion: saiba mais sobre rara síndrome da cantora


O que é a doença de Newcastle? Brasil registra novo caso da patologia após 18 anos


Idosos: conheça os benefícios dos pescados enlatados


Quando devemos começar a fazer mamografia? Atriz morre de câncer de mama aos 53 anos


Quanto custa o Wegovy? Substituto do Ozempic já está à venda