Soroterapia capilar funciona? Médico explica - Reprodução/Instagram e Arquivo pessoal/Domingos Coelho
Soroterapia capilar

Influencer é criticada por aplicar soro na veia pra crescer cabelo; método funciona?

Médico explica se soroterapia capilar realmente faz o cabelo crescer

Da Redação Publicado em 06/02/2024, às 20h08

A influenciadora digital Franciny Ehlke vem sendo criticada nas redes sociais por ter dado início a um tratamento de soroterapia que promete acelerar o crescimento do cabelo. Isso porque a empresária publicou uma foto no Instagram durante uma sessão do procedimento em que mostra o momento em que o produto é aplicado em sua veia e afirma na legenda que está testando o método pela primeira vez.

Na publicação, Franciny também escreveu que o procedimento faz o cabelo crescer até 6 cm no mês — o que intrigou muitos internautas. Inclusive, diversos profissionais falaram sobre o método. O médico dermatologista especialista em tricologia e implante capilar, Domingos Coelho, afirma que não é possível que o cabelo cresça essa quantidade no mês.

"Nenhum soro/shampoo vai fazer o cabelo crescer 6 cm no mês! Isso não existe. O que pode ser feito é o paciente tratar sua deficiência ou doença e o cabelo voltar a crescer novamente, seja com vitaminas, medicamentos ou terapias, mas precisa ser avaliado pelo médico. A média do crescimento capilar é de 0,8 a 1,2 cm/mês independente de soro com vitaminas", disse o profissional.

Vale mencionar que Franciny é conhecida por ter os cabelos longos e saudáveis. Ela deixou as madeixas mais curtas apenas uma vez, em 2022, quando decidiu fazer os cabelos para uma ONG.

O QUE É A SOROTERAPIA CAPILAR?

A soroterapia capilar é uma infusão de soro fisiológico na veia que contém vitaminas, minerais, aminoácidos e até antioxidantes. “O "soro da beleza" é divulgado por celebridades nas redes sociais, inclusive, com outras finalidades, como emagrecimento. Mas em 2022, a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), inclusive, emitiu uma nota se posicionando contra a soroterapia da beleza para fins estéticos, reforçando que a prática de reposição de nutrientes deve ser feita apenas nos casos em que os pacientes não respondem aos tratamentos orais ou possuem má absorção intestinal”, finaliza Domingos Coelho.

Domingos Coelho Franciny Ehlke

Leia também

Doação de cérebro? Veja como funcionaria o desejo expressado por Maguila antes de morrer


Sarcoma sinovial: entenda o que é o tumor maligno descoberto por Vera Viel


Qual a temperatura normal do corpo humano? Novo estudo contesta antiga versão de 37 graus


Sexo oral causa câncer de garganta? Entenda a relação com o HPV


Infecções por E. coli. Surto de bactéria relacionado ao McDonald’s mata uma pessoa nos EUA


Colesterol alto: 4 sinais visíveis que podem indicar o problema