-

A Mãe do Medo

Saiba como enfrentar seus medos e encontrar paz.

Raphael Melo Publicado em 21/07/2024, às 09h00

O medo é uma das forças mais paralisantes que podemos experimentar. Todos já sentimos aquele frio na espinha ou aquela angústia no peito em momentos de incerteza. No entanto, existe um tipo de medo que é ainda mais devastador, aquele que nos impede de viver com alegria e de enxergar a beleza da vida; o medo causado pela falta de fé, por incredulidade. E você, já sentiu esse tipo medo? Então, me acompanhe. Você não está só.

Imagine que nossa vida é uma longa caminhada. Durante essa jornada, enfrentamos vários desafios e momentos de incerteza. O problema é que quando não temos fé em Deus e em Sua Palavra, começamos a ver as coisas apenas com nossos olhos humanos, limitados e frágeis. Vivendo neste mundo mau, se não temos confiança em Cristo, acabaremos em um estado de constante preocupação e ansiedade.

A falta de fé é a ‘mãe’ do medo. Enquanto a incredulidade nos mantém em suas garras, toda nossa visão da vida e da existência fica distorcida. Começamos a avaliar as situações pelas quais passamos com base apenas nas circunstâncias imediatas, sem considerar que existe um propósito maior, nas mãos de um Deus fiel, que nunca falha e que cuida de todos aqueles que se arrependeram de seus pecados e se entregaram completamente a Jesus Cristo. Essa perspectiva limitada nos impede de descansar e confiar que, apesar das dificuldades, Deus não mente e tudo coopera juntamente para o bem dos que O amam, que foram chamados segundo o Seu propósito, conforme aprendemos em Romanos 8:28.

Pense em Davi, o jovem pastor de ovelhas que enfrentou o gigante Golias. Se ele tivesse focado apenas no tamanho e na força daquele gigante, teria sido facilmente dominado pelo medo, como ocorreu com todos os outros guerreiros de Israel, mesmo os mais fortes e experientes. Porém, Davi olhou além das circunstâncias e confiou no poder de Deus, e isso foi o que lhe deu a coragem para vencer. Esse tipo de fé é o que nos permite enfrentar nossos gigantes pessoais do dia a dia, seja uma doença, um problema no trabalho, um relacionamento difícil ou qualquer outra situação intimidadora.

Davi não é o único. Você já ouviu falar de Daniel na cova dos leões ou dos três jovens lançados na fornalha ardente? A Palavra de Deus está repleta de exemplos que nos ensinam que, mantendo nossos olhos nEle, crendo apesar das circunstâncias contrárias, podemos superar qualquer obstáculo.

Mas como podemos cultivar essa fé e vencer o medo? A resposta é simples e profunda ao mesmo tempo: crer! Lembre-se do que Jesus disse a Jairo, diante das notícias terríveis que este recebera sobre a morte de sua filha: “Não tenha medo; tenha fé!” (Marcos 5:36)

Perceba que Cristo opôs exatamente o medo e a fé, mostrando que a falta de fé acaba gerando medo. Por isso, digo que a incredulidade é a mãe do medo. No entanto, se nutrimos nossa fé diariamente, lendo a Palavra de Deus e orando, e colocamos nossa confiança nEle, somos fortalecidos e capacitados a enfrentar qualquer adversidade.

Reconhecer os medos é o primeiro passo para superá-los. Ser honesto consigo mesmo sobre o que te paralisa permite que você enfrente qualquer circunstância de frente, desde que as enfrente combatendo aquilo que pode gerar o medo, que é a falta de fé em Deus e em Sua Palavra.

Em momentos de dúvida e medo, enxergue além das circunstâncias e mantenha sua fé firme no Senhor. Lembre-se de quem está cuidando de você, o Criador e Sustentador do Universo. Enfrente seus medos com coragem e confiança, mas nunca só, apenas com as próprias forças, pois só Deus pode impedir que a incredulidade gere seu terrível filho na sua mente e no seu coração.

Com amor, em Cristo,

Pr. Raphael Melo

Livros: raphaelmelo.com.br/livros
Redes Sociais: @prraphaelmelo e @murosdoevangelho
Email para contato: prraphaelmelo@rmevangelho.com.br
Site: raphaelmelo.com.br

Leia também

O Deus que cura emoções


Perdão que despedaça correntes


O poder das palavras


Troque Ansiedade por Gratidão


Supere as dificuldades do dia a dia