Veja 7 hábitos para construir em seu filho - FreePik
Educação

7 hábitos para construir em seu filho que refletirão em toda a vida dele

Educar uma criança é a coisa mais sensacional que podemos fazer na vida! Veja 7 hábitos para construir em seu filho que refletirão para sempre!

Lígia Menezes, editora de AnaMaria Digital Publicado em 20/11/2024, às 15h00

Educar uma criança é a coisa mais sensacional que podemos fazer na vida! Digo isso como uma mãe em aprendizado, viciada em ler sobre educação e em observar os reflexos de minhas atitudes e comportamentos na vida de meu filho, de apenas 3 anos.

Hoje, vou listar 7 hábitos para construir em seu filho que refletirão em toda a vida dele! Vamos lá:

 

 

  1. O hábito de agradecer

O simples hábito de agradecer gera mais felicidade na gente e menor dores físicas, segundo estudo de um Instituto de Neuroimagem da Califórnia. Outro estudo de Harvard mostrou que a gratidão é um poderoso remédio para o cérebro. Ao experimentar o sentimento, ativam-se as duas áreas do cérebro envolvidas em percepções de recompensa.

Além de todo esse embasamento, acredito que expressar a gratidão pela vida conecta a criança com Deus, ou você pode chamar conforme a sua crença, de seres superiores ou ainda boas energias do universo.

  1. Conhecer o seu limite de saciedade

Sabe aquela coisa de comer até ficar passando mal? Pois bem, fomos criados assim, educados para comermos tudo do prato porque tinha gente passando fome na esquina de casa. Pois bem, isso pode ter desregulado todo nosso cérebro e, hoje, não conhecemos mais nossos limites de saciedade. Mas na criança, isso é intrínseco, orgânico. 

Eu ensino meu filho, em seu dia a dia, a ouvir sua barriguinha. Coma o tamanho de sua fome, digo a ele em toda refeição. E eu sei que isso vai reduzir suas chances dele sofrer com obesidade, compulsão alimentar e problemas cardiovasculares no futuro. Também já existe pesquisa, viu?

  1. Se colocar no lugar do outro

Empatia. Acho que se todos tivessem empatia, evitaríamos 99% das guerras do mundo. E não preciso falar mais nada sobre isso. Você não acha?

  1. Respeitar os animais e conhecer o ciclo da vida e da natureza

É importante a criança desenvolver empatia também com os animais. Sabe a explicação do Mufasa para o Simba, em O Rei Leão? Então, é esse ciclo da vida que falo. A criança precisa entender que tudo está interligado, que os seres não existem sem a natureza e que  natureza não existe sem os seres vivos.

Ensino também o respeito aos animais por meio de nossa filosofia de vida. Somos vegetarianos e desde cedo, ensino meu filho sobre a origem dos alimentos. Ele sabe que a carne, por exemplo, vem dos bichinhos, que morrem sem querer morrer, que sofrem… enfim, tudo isso desenvolve nele empatia e respeito por todos os seres vivos.

Veja 7 hábitos para construir em seu filho. Crédito: Freepik

 

  1. Desfrutar de momentos em família

As memórias mais gostosas da minha vida são da casa onde cresci, com meus pais e minhas irmãs. Memórias doces e que me emocionam até hoje. Isso porque crescemos jantando juntos, viajando juntos, assistindo TV juntos em casa. 

  1. Ouvir desculpas para aprender a pedir desculpas

A criança só vai aprender a pedir desculpas se ouvir os pais ou cuidadores pedindo desculpas. Não tenha medo nem vergonha de pedir desculpas para seu filho. A gente erra, sim, e é importante demonstrar isso para a criança.

  1. A importância da ordem

Não estou falando em autoridade ou o ato de dar ordens. Estou falando de viver em um ambiente organizado, pois isso muda toda noção espacial da criança e também influencia em seu comportamento!

Viver em um ambiente ordenado é importantíssimo, já dizia Montessori. Isso ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de organização e concentração.

Legal, né?

Espero que tenha gostado das dicas!

Eu sou Lígia Menezes, editora do Site Revista AnaMaria e mãe de um menininho de 3 anos, sou autora de livros infantis e de um livro sobre puerpério para mães! Espero que este vídeo tenha te ajudado. Compartilha com uma mãe que precisa ouvir essas palavras!

Até a próxima, tchau!

Gostou? Leia matérias de maternidade e outros textos de Lígia Menezes aqui.

Educação Maternidade hábitos saudáveis

Leia também

Aborto espontâneo: por que ninguém fala sobre isso?


Bater educa? Amor estraga?