Dona Vitória (Fernanda Montenegro) - Suzanna Tierie

Fernanda Montenegro vive idosa que lutou contra o tráfico no Rio de Janeiro

Filme "Vitória" conta a história real de uma senhora que combateu os traficantes por meio de filmagens da janela de sua casa

Renan Pereira Publicado em 29/02/2024, às 14h21

Os fãs de Fernanda Montenegro já podem comemorar, pois o novo trabalho da atriz já tem data para estrear nos cinemas brasileiros e promete emocionar o público. Trata-se do filme “Vitória”, no qual a atriz viverá a protagonista, Dona Vitória, uma senhora que, para combater o tráfico de drogas no bairro em que mora na cidade do Rio de Janeiro, começa a filmar a movimentação dos traficantes e policiais da janela de sua residência, para depois levar as gravações à polícia. 

Com previsão de estreia para 15 de agosto de 2024, o filme é baseado no livro “Dona Vitória da Paz”, do jornalista Fábio Gusmão, que conta a história real de uma mulher que filmou, em 2005, a rotina de traficantes no bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.  

Dona Vitória é o nome fictício 

Dona Vitória foi o nome fictício que o Jornal Extra, responsável por publicar as imagens e as denúncias à época, deu à Joana Zeferino da Paz, a mulher que filmou homens com fuzis da janela de sua casa. 

Devido a este trabalho, a idosa de 80 anos teve que entrar para o Programa de Proteção à Testemunha, já que suas denúncias ajudaram a prender mais de 30 pessoas, entre eles, muitos policiais. A história ganhou o mundo e dona Joana recebeu prêmios e o reconhecimento público pelo ato de coragem. 

O filme é uma produção Original da Globoplay, plataforma de streaming da TV Globo, com direção de Andrucha Andrucha Waddington e roteiro de Paula Fiúza. 

 

 

*RENAN PEREIRA é jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui bacharelado e licenciatura em Letras pela UNESP (Universidade Estadual Júlio de Mesquista Filho) e MBA em Marketing Estratégico Digital.

Leia também

Emílio Surita insiste em "humor" que afundou o Pânico na TV


Homenagem a Didi, na Globo, foi singela e emocionante


Cássia Kiss já pode montar um grupo de whatsapp com Regina Duarte


Patrícia Abravanel e o dilema das empresas familiares


Dificilmente veremos Eliana comendo bolo com recheio de barata na Globo


Filme sobre Céline Dion é um grande pedido de desculpas aos fãs