Na última segunda-feira (26), o Vasco da Gama anunciou o afastamento do atacante David, que precisou ser internado devido a uma celulite facial infecciosa. Mas o que é celulite facial, e por que essa condição merece tanta atenção?
A celulite facial é uma infecção bacteriana que atinge as células de gordura do rosto, podendo se manifestar em áreas como olhos, nariz, queixo ou lábios. Os sintomas incluem vermelhidão, inchaço, calor e dor na região afetada, além de febre e uma sensação geral de mal-estar.
Diferente da celulite comum, aquela que aparece como ondulações na pele, principalmente nas coxas e nádegas, a celulite facial é uma condição séria e pode, sim, representar riscos à saúde, como no caso do jogador David, atacante do Vasco da Gama.
Como se desenvolve a celulite facial infecciosa?
Essa infecção pode ser causada por diferentes tipos de bactérias, sendo as mais comuns os estreptococos do grupo A. Outras bactérias, como estafilococos e hemófilos, também podem estar por trás da celulite facial infecciosa. A infecção pode ocorrer por meio de pequenas lesões na pele, como picadas de insetos, feridas mal higienizadas ou até espinhas espremidas sem cuidado.
A pele é composta por três camadas: epiderme, derme e tecido subcutâneo. Quando a infecção atinge apenas a superfície, ela é chamada de erisipela. No caso da celulite facial, a infecção penetra mais profundamente, alcançando a derme e o tecido subcutâneo, podendo até evoluir para a formação de pus e abscessos.
Conheça os sintomas da celulite facial
Os primeiros sinais são inchaço e dor na área afetada, seguidos de vermelhidão e calor na pele, uma resposta do corpo na luta contra as bactérias. Se a infecção não for tratada rapidamente, pode causar febre e uma piora no estado geral, indicando que o organismo está perdendo a batalha.
Se não tratada adequadamente, a celulite facial infecciosa pode se espalhar, trazendo complicações graves, como:
- Cegueira: se as bactérias alcançarem o globo ocular;
- Paralisia facial: caso os nervos faciais sejam comprometidos;
- Trombose facial: se a infecção atingir os seios cavernosos;
- Lesões neurológicas: quando as bactérias chegam ao cérebro, podendo causar encefalite;
- Sepse: infecção generalizada, que pode ser fatal se não for controlada.
O tratamento envolve o uso de antibióticos, que geralmente são administrados via intravenosa no hospital por pelo menos dois dias. Depois, o tratamento pode continuar em casa, com a orientação médica, por cerca de 10 dias. A maioria das pessoas se recupera totalmente em duas semanas.
Por isso, a prevenção é o melhor remédio. Para evitar a celulite facial infecciosa, é fundamental manter uma boa higiene pessoal; não compartilhar itens de uso pessoal, como pentes e alicates de unha; evitar espremer espinhas sem os cuidados adequados e limpar e proteger bem qualquer machucado ou ferida. Ficar atenta à saúde da pele do rosto e adotar essas medidas preventivas é essencial para evitar complicações sérias como a celulite facial infecciosa.
Leia também:
Coração em alerta: o que a temperatura tem a ver com o aumento do risco de infarto no frio?
O que aconteceu com jogador Izquierdo? Atleta passou mal dentro de campo
Alimentos interferem nos remédios? Veja combinações que podem prejudicar