O terremoto no Chile, que aconteceu na noite de quinta-feira (18), provocou tremores em São Paulo e outras cidades brasileiras. Nas redes sociais, diversos internautas relataram que prédios foram evacuados. De acordo com a Defesa Civil, o tremor na capital paulista teve intensidade leve.
Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o Chile sofreu um abalo sísmico de 7,3 graus na Escala Richter, que começou próximo à região do deserto do Atacama e teve 100 km de profundidade.
A alta magnitude fez com que o tremor fosse sentido em São Paulo e cidades de Santa Catarina e Paraná. Isso porque o terremoto no Chile provocou uma tensão na placa tectônica Sul-Americana, formando ondas nas bacias sedimentares dos estados brasileiros.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que foram registrados “tremores leves” e “de baixa intensidade”. Portanto, não houve riscos de danos. Também não foram registradas vítimas ou outras ocorrências que tenham relação com o evento. A situação segue sob monitoramento do órgão.
Nas redes sociais, internautas registraram os tremores em São Paulo, em bairros como Barra Funda, Perdizes, Pompeia, Sacomã e Ipiranga. A orientação do Corpo de Bombeiros foi evacuar os prédios para evitar vítimas.
Aqui em Guarulhos foi como? (Vídeo dos vizinhos que recebi no grupo do condomínio) #terremoto #guarulhos pic.twitter.com/Qm5tlvQ67d
— Lucas Fernandes (@LucasFe22135761) July 19, 2024
Vocês, aqui em São Paulo, também sentiram esse TREMOR DE TERRA aí? Aqui comecei a sentir um começo de tontura, a cabeça pareceu se mover pra esquerda e direita bem curtinho por uns 2 segundos e a planta que eu tenho na sala ficou BALANÇANDO como numa lufada de vento.
— André Czarnobai (@Kidids) July 19, 2024
Que loucura! Leve tremor em São Paulo.
Eu estava encostado na parede, senti várias ondas.Achei que meu prédio tava caindo 😂😳🥺
— Diego Sarza (@diegosarza) July 19, 2024
Confira a nota da Defesa Civil na íntegra
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, na noite desta quinta-feira (18), foram registrados leves tremores em diferentes regiões da capital paulista.
O fenômeno é reflexo do terremoto ocorrido na região norte do Chile e na Argentina, a cerca de 100 km de profundidade, de acordo com o Centro de Sismologia da USP.
Os especialistas destacam ainda que os tremores sentidos na cidade de São Paulo são de baixa intensidade e apresentam mínimos riscos de danos. Até o momento, não há registro de vítimas ou ocorrências relacionadas ao evento.
A Defesa Civil do Estado continua monitorando a situação.
Leia mais:
Nova York é atingida por terremoto de magnitude 4,8: “Sensação de filme”
Terremoto atinge Japão e brasileiros comentam situação no país: “Começou a tremer”
Terremoto de magnitude 7,8 atinge Turquia e Síria e deixa 2,4 mil mortos; entenda