AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / TRAGÉDIA

Terremoto de magnitude 7,8 atinge Turquia e Síria e deixa 2,4 mil mortos; entenda

Terremoto na Turquia e na Síria deixou milhares de feridos

Gabriela Antualpa Publicado em 06/02/2023, às 13h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Terremoto na Turquia atingiu magnitude mais alta desde 1939 - Eren Bozkurt/AA/picture alliance
Terremoto na Turquia atingiu magnitude mais alta desde 1939 - Eren Bozkurt/AA/picture alliance

O mundo foi surpreendido com a notícia de que, na manhã desta segunda-feira (6), uma cidade no centro da Turquia, próxima a fronteira da Síria, foi atingida por dois tremores consecutivos - o primeiro chegando a magnitude de 7,8. O terremoto deixou cerca de 2,4 mil mortos até o momento, somando milhares de feridos. 

Segundo aqueles que presenciaram o abalo sísmico, o tremor durou mais de um minuto e meio. Neste tempo, ao menos 2,834 prédios foram ao chão e soterraram vítimas, muitas ainda não encontradas. As informações são do g1.

O castelo Gaziantep Kalesi, construído na Turquia há mais de 2 mil anos, foi destruído após o forte terremoto. As paredes do patrimônio histórico desabaram, mesmo estando cerca de 90 km da parte central do ocorrido.

Confira o monumento em colapso:

Moradores da Groelândia, país 5 mil e 500 quilômetros distante da Turquia, informaram à AFP que sentiram tremores de terra.

O QUE DIZEM AS AUTORIDADES

Somente no ano passado, a região turca registrou mais de 20 mil terremotos. Apesar da maioria não exceder a magnitude considerada alarmante na escala Richter, o país tem um histórico de danos imensos causados por este tipo de desastre natural.

O presidente da Turquia afirmou que tal abalo sísmico foi o mais letal desde 1939, evento no qual 33 mil pessoas perderam suas vidas. Em 1999, a nação passou por outro tremor que matou cerca de 17 mil pessoas.

Tal frequência de tragédias pode ser explicada por sua localização geográfica: os turcos vivem em uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, onde o solo apresenta falhas geológicas. 

As pessoas envolvidas na situação - como socorristas e os feridos - pediram ajuda às organizações humanitárias para auxiliar na busca dos corpos soterrados o mais rápido possível.

Confira o estado das casas após o desastre natural:

PRONUNCIAMENTO DE LULA

O atual presidente da república brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se pronunciou sobre a tragédia que impactou em milhares de vidas. No texto, publicado em seu Twitter, o político se solidariza com os afetados pelo terremoto. 

"Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude", escreveu. "O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia."

Veja: