Isabel Veloso, de 17 anos, tinha tudo para ter um futuro brilhante: conquistas pessoais, profissionais e momentos maravilhosos ao lado da família e do noivo. No entanto, isso não deve acontecer. O motivo é que, aos 15 anos, a jovem descobriu um linfoma de Hodgkin, um câncer no sistema linfático.
A adolescente, nascida no interior do Paraná, fez o tratamento com quimioterapia e foi submetida ao transplante de medula óssea. E foi um sucesso: em novembro de 2023, alcançou a tão desejada cura. Porém, três meses depois, ela voltou a ser acometida pela doença, que voltou ainda mais agressiva.
Os exames médicos indicaram a presença de um tumor de 17 centímetros, que pega parte do coração e pulmão. A área afetada pelo câncer é o mediastino, espaço entre os dois pulmões, e também compromete outros órgãos, como o esôfago. O caso passou a ser considerado “terminal”.
Isso significa que Isabelteria poucos meses de vida. Inicialmente, a expectativa dos médicos era de apenas dois meses. O período foi superado, e agora está entre quatro e seis: “Como não estou fazendo tratamento, não passo de anos, é questão de meses. O que me resta é aproveitar”, avaliou.
Dia Mundial de Combate ao Câncer: veja famosos que venceram a doença
HISTÓRIA NAS REDES
Boa parte dessa história foi acompanhada de perto pela internet. Isabel, que possui mais de dois milhões de seguidores nas redes sociais, compartilhou o resultado dos exames com o público no dia 1º de março: “A paciente tem Linfoma de Hodkin sem resposta ao tratamento quimioterápico”.
O documento atesta ainda que a jovem está em “cuidados paliativos exclusivos”. O termo indica que o objetivo do tratamento deixa de ser a cura e é direcionado ao alívio dos sintomas, que tendem a se intensificar no fim de vida. Por isso, a adolescente faz uso de opioides, a fim de aliviar as dores.
Apesar da gravidade da situação, Isabel demonstra muita tranquilidade ao abordar o próprio caso. Desde então, a história emocionou milhões de internautas, que torcem pela cura da jovem. Na internet, ela se transformou em um símbolo de perseverança e e esperança.
Câncer de colo do útero: doença é prevenível e curável, quando diagnosticada cedo
RELATO EMOCIONANTE
Isabel Veloso participou do podcats ‘Inteligência LTDA‘, na última terça-feira (10). O bate-papo também contou com a presença de Lucas Borbas, noivo e futuro marido da jovem. Os dois irão oficializar a união neste sábado (13), depois de nove meses juntos. A festa será no fim de semana seguinte.
Em lágrimas, o apresentador Rogério Vilela pediu para a convidada deixar um recado para ser relembrado quando o momento de sua morte chegar. “Agora sim eu choro”, iniciou Isabel, que emocionou internautas com sua fala.
“Respirem por mim o que eu não pude respirar. Viva por mim o que eu não pude viver. Ame o que eu não pude amar. Aproveite seu filho da forma que eu não vou ter experiência”.
🚨VEJA: Isabel Veloso, jovem de 17 anos que está em um câncer terminal, deixa recado para quando se for:
“Respirem por mim o que eu não pude respirar. Viva por mim o que eu não pude viver. Ame o que eu não pude amar. Aproveite seu filho da forma que eu não vou ter experiência”. pic.twitter.com/JPg465AnJ1
— CHOQUEI (@choquei) April 10, 2024
TUMOR ESTABILIZADO
Na última semana, Isabel compartilhou uma boa notícia com os seguidores: a doença havia se estabilizado. Isso significa que, ao menos momentaneamente, o tumor parou de crescer: “Fui fazer uma tomografia e estou bem feliz com o resultado, mostrou que o tumor está estabilizado no crescimento”.
“Ainda está pequeno, Graças a Deus, está dando tudo certo, quem sabe fico mais tempo por aqui”, torceu a jovem, que continuou: “Estou muito feliz com isso. Queria agradecer vocês por cada mensagem de carinho que recebi antes de realizar a tomografia”.