O WhatsApp recomenda que todos os usuários atualizem o aplicativo o quanto antes para corrigir uma falha de segurança. A notícia foi anunciada pelo jornal Financial Times, na segunda-feira (13) e confirmada pelo Facebook.
O bug permite que o celular seja invadido pelo vírus conhecido como Pegasus. Ele é capaz de acionar câmera e microfone, além de acessar e-mails e arquivos da vítima apenas com uma chamada de voz não atendida no aplicativo.
O WhatsApp liberou uma atualização que impede a ação do vírus. A versão empresarial, o WhatsApp Business, também foi afetada e tem correção disponível.
O agravante do problema é que o ataque não requer que a vítima faça o download do vírus no celular. De acordo com fontes do jornal, o usuário precisa apenas receber uma ligação de voz pelo aplicativo para ser infectado — não é preciso nem mesmo atender a chamada. O jornal também apurou que, de acordo com um representante do WhatsApp, o número de usuários atingidos pela vulnerabilidade “está na casa das dezenas”.
Em comunicado à imprensa, o WhatsApp recomendou que usuários atualizem o aplicativo com a versão mais recente – já disponível -, além de manter o sistema operacional do celular atualizado.
COMO ATUALIZAR
Android
Abra o Google Play, acesse o menu lateral e toque no círculo para buscar atualizações. Em seguida, toque em “Atualizar” ao lado do aplicativo. As versões seguras são a 2.19.134 e posteriores (WhatsApp) ou a 2.19.44 e posteriores (WhatsApp Business).
iPhone
No iOS, abra a App Store e acesse a aba “Atualizações” e arraste a tela de cima para baixo para buscar novas versões disponíveis. Toque em “Atualizar” ao lado do WhatsApp. A correção está presente nas versões 2.19.51 e posteriores (WhatsApp e WhatsApp Business).
No Windows Phone, a versão 2.18.348 é a mais segura. No Tizen é preciso ter, pelo menos a versão 2.18.15 instalada.