Shakira é acusada de cometer fraude fiscal na Espanha. A cantora foi oficialmente denunciada na última sexta-feira (14), cerca de um ano após começarem a surgir relatos de evasão fiscal.
De acordo com promotores do país, ela não teria pago mais de US$ 16 milhões em impostos entre 2012 e 2014. Isso dá cerca de R$ 62 milhões na cotação deste domingo (16).
De acordo com as acusações, embora ela tenha indicado sua casa nas Bahamas como residência oficial, a cantora estara vivendo mais tempo na Espanha com seu parceiro, o jogador de futebol Gerard Piqué, e sua família.
Shakira chegou a ser listada como residente das Bahamas no ano passado, de acordo com o jornal The Guardian. Na época, seu advogado disse que a artista havia vivido em vários lugares “ao longo de sua carreira profissional e, em todos os casos, cumpriu integralmente as leis de todas as jurisdições onde residiu”.
TÁTICA
Segundo o Washington Post, Shakira divulgou um comunicado negando que ela seria uma residente na Espanha durante esses anos. Ela também alega que as autoridades estão usando-a “como um bode expiatório” para assustar outros contribuintes.