Para celebrar o Dia Nacional do Milho, comemorado todo 24 de maio no Brasil, que tal colocá-lo na mesa? Você escolhe o preparo, que vai desde pipoca ou milho cozido até pratos mais elaborados ou já bem tradicionais como canjica e curau. E isso vale para receitas doces e salgadas, de manhã, tarde ou noite.
Veja também:
Meu filho nunca dorme!
Economize nos passeios em família
Top 7: As melhores receitas de panela de pressão
“Por sua facilidade de preparo, baixo preço e gosto marcante, o milho tem destaque nas mesas. Além disso, é um grande aliado da saúde, pois é ótima fonte de fibras”, afirma Marília Zagato, nutricionista do Comitê Umami – organização responsável pela divulgação do gosto umami no Brasil. De acordo com ela, umami é o quinto gosto básico do paladar humano e se caracteriza, principalmente, pelo aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.
Confira uma receita da nutricionista, feita especialmente para comemorar o dia:
Creme de milho com renda de parmesão
Ingredientes:
– 1 colher (sopa) de óleo
– 1 cebola pequena picada (100 g)
– 3 espigas de milho demolhadas (300 g)
– meia colher (chá) de sal
– meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
Modo de preparo:
Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue rapidamente até dourar. Retire do fogo e transfira para o copo do liquidificador. Acrescente o milho e o sal e bata por 2 minutos ou até virar um creme. Coe com o auxílio de uma peneira, volte à panela e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semi-tampada, por aproximadamente 10 minutos ou até engrossar.
Enquanto isso, em uma frigideira grande, espalhe o queijo parmesão e leve ao fogo médio por 2 minutos ou até começar a dourar. Retire cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, e deixe esfriar até enrijecer. Quebre em pedaços grandes e sirva em seguida acompanhando o creme de milho.