Quem assistiu à novela ‘Alma Gêmea’ em 2005, com certeza se lembra da trama emocionante de Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis). O grande sucesso de Walcyr Carrasco, que conquistou o público com seu enredo cheio de mistério e romance, teve um final marcante, mas o autor revelou que, na verdade, ele havia preparado três diferentes finais para a história. E um deles, mais dramático, jamais foi exibido!
Agora a trama está sendo reprisada no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ nas tardes da Globo. A novela, que fez tanto sucesso entre 2005 e 2006, ainda emociona os telespectadores com a história de amor entre Serena e Rafael, mostrando que o amor verdadeiro pode, sim, durar para sempre.
O final que foi ao ar na primeira exibição de ‘Alma Gêmea’
No final oficial de ‘Alma Gêmea’, Cristina (Flávia Alessandra) atira em Serena, mas é Rafael quem se joga na frente, sendo baleado pela vilã. Ele repete a atitude heroica de Serena, que, em sua encarnação passada como Luna (Liliana Castro), também sacrificou sua vida por ele, na mesma cena que levou à morte da bailarina. Mas o que você não sabe é que a trama poderia ter tomado rumos bem diferentes.
Na exibição original da novela, Serena, que tem um problema cardíaco, sofre um ataque ao ver Rafael sendo levado pelos tiros de Cristina. Ela entende, finalmente, que sua missão era reencontrar o criador de rosas e viver ao lado dele, para sempre. E assim, os dois espíritos se unem, deixando no ar a ideia de que o amor entre eles é eterno, superando até a morte.
Esse foi o final escolhido para ser exibido, mas Walcyr Carrasco não se contentou em ter apenas uma versão para a história. Ele preparou dois outros desfechos que nunca foram ao ar – pelo menos, não com os atores gravando cenas específicas para esses finais.
Serena e Rafael juntos para sempre
Em um dos finais possíveis, Serena e Rafael escapam da morte, e o casal vive juntos e feliz após a derrota de Cristina. A vilã, desesperada, provoca mais um incêndio no ateliê de Luna, mas acaba morrendo carbonizada no fogo.
O tempo passa, e vemos Serena e Rafael mais velhos, acompanhando o sucesso de Terê (Davi Lucas), que se torna escritor. Ele, então, lança um livro sobre a história de amor deles, que sobreviveu a todas as adversidades.
Embora a passagem do tempo apareça no final que foi ao ar, o enredo com o Terê adulto (interpretado por Ângelo Paes Leme) era ainda mais completo, com ele relembrando com carinho do casal que o adotou. No entanto, esse final com Serena e Rafael vivos foi descartado da versão final de ‘Alma Gêmea’.
Mais uma perda para Rafael: um final de partir o coração
No terceiro possível desfecho, a tragédia é ainda mais profunda. Cristina, movida pelo ciúmes, decide matar Rafael, e Serena, em um ato de sacrifício, se coloca na frente dele para evitar que ele morra, perdendo a vida no lugar dele – algo que remete diretamente à sua missão, de acordo com essa versão da história. Rafael, então, passa a viver com a dor de perder seu grande amor pela segunda vez.
Em um futuro distante, ele morre idoso e é recebido no além pela alma de Serena, que se junta a ele, junto com Luna. Esse final de ‘Alma Gêmea’ teria sido um dos mais emocionantes, mas não chegou a ser gravado.
Em entrevista à época, Walcyr Carrasco fez mistério sobre os desfechos. “Há dois finais previstos, talvez três. Mas é segredo”, disse. Ele e o diretor Jorge Fernando (1955-2019) decidiram o destino dos personagens “em cima da hora”, mantendo o suspense até o último momento.
Leia também:
Em ‘Alma Gêmea’, Cristina e Serena se enfrentam a tapas; reveja a cena icônica
Príncipe e cavalo branco: como foi o final de Mirna em ‘Alma Gêmea’?