O diretor de televisão José Bonifácio Brasil de Oliveira, apelidado de Boninho, anunciou na última sexta-feira (13) sua saída da TV Globo após 40 anos na emissora. A notícia, divulgada em suas redes sociais, revelou que ele busca novos desafios profissionais antes de se aposentar.
Boninho, que também ficou conhecido como Big Boss por dirigir o reality show Big Brother Brasil desde 2002, agradeceu pelas oportunidades que recebeu na Globo e destacou a emoção de explorar novos rumos em sua carreira. “Chegou a hora de voar solo. Depois de 40 anos sendo TV Globo, decidi seguir outros caminhos”, escreveu o diretor.
Em relação ao Estrela da Casa, que acaba de estrear na TV Globo, Boninho garantiu que permanecerá à frente do programa até sua conclusão, que está prevista para o fim de 2024. “Entrego o Estrela da Casa, que estou amando fazer, e deixo meu amor no projeto para usarem no BBB 25, que vai ser lindo”, disse em sua publicação.
Amauri Soares, diretor executivo da TV Globo e dos Estúdios Globo, confirmou que houve tentativas de manter Boninho na empresa com uma nova proposta de atuação como talento do vídeo. No entanto, o diretor optou por seguir uma carreira independente como criador. “Eu ainda tentei mantê-lo conosco, num novo modelo. Mas Boninho não aceitou. Preferiu seguir atuando como criador, agora de forma independente”, declarou Soares em um comunicado interno.
‘Mania de Você’ vai vingar? Novela estreia com pior audiência da história
Boninho iniciou sua carreira aos 17 anos e ingressou na TV Globo em 1984 com o programa Clip Clip. Desde então, esteve à frente de outros projetos musicais e foi responsável pela criação e programação do canal Multishow. Além do BBB, dirigiu outros realities como No Limite e Hipertensão, e encabeçou grandes eventos televisivos como Fantástico, Rock in Rio e o Especial Roberto Carlos.
Em sua mensagem de despedida, Boninho expressou nada além de carinho pela emissora e se mostrou entusiasmado pelo futuro: “Sigo louco por fazer televisão e animado com as possibilidades que estão em meu futuro. Mesmo tendo uma proposta carinhosa da Globo para seguirmos juntos, decidi seguir para novos rumos.”
“Uma decisão que a Globo acolheu de forma gentil, como aliás, sempre foi nossa relação. Ah, TV Globo, eu te amo demais”, completou.
Quem fica no lugar de Boninho?
Quem assume a posição de Boninho na TV Globo, após sua saída, é Rodrigo Dourado, que hoje ocupa a direção artística do Big Brother Brasil e do programa Estrela da Casa. Dourado saiu do jornalismo e começou no núcleo de Boninho em 2002, como editor do BBB.
Assim que o programa se consolidou, ele se tornou diretor e passou a cuidar do conteúdo, da pós-produção e da direção de festas. No BBB 15, Rodrigo Dourado foi promovido e virou diretor geral do reality. Ele também possui experiência em diversos outros reality shows, incluindo No Limite, The Voice e Hipertensão, além do atual Estrela da Casa, apresentado por Ana Clara Lima.
Até o momento de publicação desta matéria (14/9), Rodrigo Dourado não se pronunciou publicamente sobre sua nova função, após a saída de Boninho da TV Globo.
Leia também:
Remake de ‘Vale Tudo’: veja quem serão os protagonistas da novela
Outra ‘Avenida Brasil’? Adaptação da novela estreia com pé direito