A TV Brasil está prestes a dar um grande passo em sua programação! A emissora está prestes a anunciar sua primeira telenovela durante o Encontro de Ideias Audiovisuais, um evento que integra o mercado de negócios da Mostra de Cinema de São Paulo e acontece nesta quinta-feira (24).
A novidade foi antecipada pela coluna Guilherme Amado, do Metrópoles, que revelou que a TV Brasil vai investir parte de um edital de R$ 110 milhões na produção. Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), será a responsável por apresentar esse edital, que representa uma parceria entre a empresa e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), iniciada em 2023, quando foram liberadas 75 obras do edital Prodav TVs Públicas.
Pellegrino comentou sobre o retorno do investimento para a TV Brasil. O edital havia sido pago e censurado na gestão Bolsonaro, que discordava da temática de alguns filmes. “Eram R$ 70 milhões desperdiçados. Assim que assumi a Diretoria de Conteúdo e Programação, fizemos uma força-tarefa para recompor o edital e evitar o desperdício de recursos públicos. Menos de um ano depois, já estávamos exibindo essas obras”, afirmou à publicação.
A primeira novela da TV Brasil: roteiros e desafios
Inicialmente, cogitou-se utilizar roteiros de Janete Clair, uma das maiores autoras de novelas do Brasil, conhecida por obras como “Pecado Capital” e “Irmãos Coragem”. No entanto, a proposta encontrou resistência do departamento jurídico da EBC, que levantou preocupações sobre a propriedade dos direitos autorais dos roteiros, já que muitos contratos foram firmados de maneira informal na época em que foram escritos.
Essa primeira novela da TV Brasil promete ser um marco na história da emissora e pode abrir portas para novas produções de qualidade na televisão pública.
Leia também:
Globo anuncia ‘Vale Tudo’ e ‘Êta Mundo Bom II’ como próximas novelas
Nostalgia: 8 novelas dos anos 80 que deixaram saudade
“Descasamento” e leis: 5 novelas com divórcios marcantes