Novos dados apontam uma queda drástica na audiência do Grupo Globo ao longo dos últimos seis anos. Em 2017, a empresa lançou uma campanha afirmando que conversava com 100 milhões de brasileiros diariamente. O número caiu para 76 milhões de acordo com o Upfront Globo 2024 – o que representa uma queda de 24% da audiência geral das marcas.
O relatório foi apresentado por Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade, na última quinta-feira (10). Ele faz referência à soma da audiência de todos os braços do Grupo Globo, incluindo Globoplay, canais pagos e sites da emissora.
Um dos motivos atribuídos à queda é a concorrência com o streaming, os novos canais, as redes sociais e os sites. Essa disparidade caminhou paralelamente ao aumento das TVs conectadas à web, presentes em pelo menos 60% dos lares brasileiros atualmente.
Mais um dado importante revelado no Upfront 2024 é que 84% dos jovens que assistiam às novelas na transmissão aberta migraram para o consumo de filmes e séries nas plataformas de streaming, como Netflix e Prime Video.
ADAPTAÇÃO INTERNACIONAL
Depois de conquistar mais de 140 países e ser uma das candidatas a Melhor Novela no Emmy, ‘Avenida Brasil‘ alcançou um novo patamar de repercussão mundial. O folhetim, que ocupou o horário nobre em 2012, foi vendido pela TV Globo para sua primeira adaptação internacional.
A emissora de Roberto Marinho fechou um acordo com Ay Yapim, produtora de dramas da Turquia. Unidos aos doramas da Coreia do Sul, as séries turcas têm chamado a atenção dos brasileiros por sua semelhança em questão dramatúrgica com as novelas.
A novidade foi anunciada durante o Mipcom, evento realizado em Cannes, na França, que serve como ‘vitrine’ para novos filmes e séries. A venda da trama de João Emanuel Carneiro prevê que os Estúdios Globo ainda terão a consultoria artística da obra. A produtora turca poderá realizar alterações e adaptações, mas sem alterar as premissas básicas da obra.
Ainda não há previsão para o início das gravações, e os idealizadores do projeto estão captando exibidores interessados na transmissão da rixa entre Carminha (Adriana Esteves) e Nina (Mel Maia / Débora Falabella).