Um dos ícones do audiovisual brasileiro, Fernanda Montenegro completa 95 anos nesta quarta-feira (16). A estrela coleciona inúmeros projetos em sua carreira de 80 anos, sendo muitos deles premiados. A seguir, confira 5 trabalhos imperdíveis da atriz!
Melhor idade: como estão os famosos mais velhinhos do Brasil e o que eles têm feito
Central do Brasil
Impossível falar de Fernanda Montenegro e não se lembrar do filme ‘Central do Brasil’, de 1988, em que a atriz interpretou Dora. A obra retrata a história de uma professora que ajuda um menino a encontrar o pai após a trágica morte da mãe.
O filme fez Fernanda Montenegro ser indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz. No entanto, ela perdeu os dois prêmios.
Fernanda Torres: a chance de uma “reparação” histórica e a esperança de um Oscar brasileiro
O Auto da Compadecida
Outro trabalho imperdível de Fernanda Montenegro é sua breve, mas icônica participação no filme ‘O Auto da Compadecida’, de 2000, em que ela interpreta Nossa Senhora no purgatório de todos os outros personagens.
A obra ganhou uma sequência prevista para estrear no final de dezembro deste ano. Entretanto, a veterana não irá participar. O papel de Nossa Senhora ficará por conta de Taís Araujo.
Doce Mãe
Em ‘Doce Mãe’, de 2013, Fernanda vive Dona Picucha, uma idosa que vive altas aventuras em Porto Alegre. A produção foi pensada para ser apenas um especial de fim de ano na TV Globo, mas acabou indo além e tornou-se um filme, rendendo um Emmy Internacional na categoria de Melhor Atriz para a veterana.
A história ganhou uma série, que rendeu uma outra indicação ao Emmy Internacional para a atriz.
Belíssima
Fernanda Montenegro também atuou em novelas e entregou uma grande vilã em ‘Belíssima’, de Silvio de Abreu, em 2005. Na trama, ela era a empresária Bia Falcão, que comete diversos crimes e foge para Paris após ser investigada.
O trabalho deu à Fernanda os prêmios de Melhor Atriz em Televisão no Troféu APCA e Melhor Atriz de Novela no Prêmio Contigo!.
Cauã Reymond revela bastidor de cena de beijo com Fernanda Montenegro: “Se liga”
Guerra dos Sexos
Também em novelas, é impossível não lembrar de Fernanda Montenegro em ‘Guerra dos Sexos’. A versão original, escrita também por Silvio de Abreu e exibida em 1983, teve um toque de humor na rivalidade dos primos Charlô (Fernanda) e Otávio (Paulo Autran).
Os dois viviam brigando na tentativa de vencer uma aposta para ver quem ficaria na presidência dos negócios da família.
O trabalho fez Fernanda Montenegro levar para casa o Prêmio de Melhor Atriz em Televisão do Troféu APCA e o Troféu Imprensa de Melhor Atriz.
Leia mais:
Fernanda Montenegro vive idosa que lutou contra o tráfico no Rio de Janeiro