Muito além das novelas e das peças de teatro, a carreira de Fernanda Torres ultrapassa o que muitos têm em mente quando o assunto é cinema brasileiro. Famosa pelo papel na série atemporal ‘Tapas e Beijos’, na qual interpretou Fátima, uma vendedora de vestidos de noiva, a atriz conquistou o público com sua personalidade única, mas os filmes de Fernanda Torres também têm algo a dizer.
Enquanto ‘Ainda Estou Aqui‘ concorre ao Leão de Ouro, no Festival de Cinema de Veneza, o público do Brasil fica ansioso para vê-la no papel de Eunice Paiva, uma mulher cuja vida é devastada pelo regime militar após o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva.
Richard Gere revela cena improvisada com Julia Roberts em ‘Uma Linda Mulher’
A primeira exibição do filme aconteceu no último domingo na mostra italiana e foi aplaudido por dez minutos pela crítica internacional. No passado, outros filmes de Fernanda Torres já se destacaram, seja na nacionalmente ou fora do Brasil – conheça a seguir.
3 filmes de Fernanda Torres para relembrar
Os Normais (2003)
‘Os Normais’ (2003) conta a história de dois casais que estão a momentos de se casar: Vani (Fernanda Torres) com Sérgio (Evandro Mesquita), e Rui (Luiz Fernando Guimarães com Martha (Marisa Orth). As duas cerimônias estão marcadas para a mesma sacristia, uma às 18:00 e a outra, às 20:00.
Prestes a se casar com outras pessoas, é lá que Vani e Rui se conhecem. Ela lhe pede um punhado de arroz para comemorar o casamento e é a partir desse momento que acontecimentos fora do normal começam a ocorrer. O longa-metragem é uma comédia brasileira, inspirada na série de televisão de mesmo nome.
Terra Estrangeira (1995)
Além de ‘Ainda Estou Aqui’, o longa ‘Terra Estrangeira’ é um dos filmes de Fernanda Torres que mais trata de política. No contexto brasileiro dos anos 90, Paco (Fernando Alves Pinto), sem dinheiro após o confisco promovido por Fernando Collor, decide viajar para Portugal após a morte da mãe. Ele aceita levar um pacote misterioso, a pedido de Igor (Luís Mello), em troca do custeio da viagem.
Em Lisboa, ele conhece Alex (Fernanda Torres), namorada brasileira de Miguel (Alexandre Borges), e descobre que todos estão envolvidos num esquema de contrabando, que vai tornar suas vidas em um pesadelo. Em fuga para a Espanha, Paco é perseguido por bandidos interessados no pacote.
O drama luso-brasileiro, de 1996, é dirigido por Walter Salles, além de co-dirigido por Daniela Thomas. Em 2015, o filme entrou para a lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Eu Sei que Vou te Amar (1986)
Um casal jovem termina o namoro e, três meses depois, os dois decidem se reencontrar para discutir a relação. Eles resolvem viver em duas horas um jogo da verdade sobre tudo o que já lhes aconteceu, numa psicanálise filmada com risos e lágrimas. Uma filmagem sobre o que seria um filme de amor.
‘Eu Sei que Vou Te Amar’ é um drama brasileiro, dirigido e escrito por Arnaldo Jabor e protagonizado por Fernanda Torres e Thales Pan Chacon. O filme participou do Festival de Cannes, onde concorreu à Palma de Ouro de Melhor Filme. Fernanda Torres recebeu o prêmio de melhor interpretação feminina pelo longa e foi a primeira brasileira a conquistar o marco.
Leia também:
Festival do Rio 2024: Conheça os filmes selecionados para a Première Brasil
25 anos de sucesso: ranking elege os melhores filmes lançados em 1999