1999 é lembrado como um dos anos mais memoráveis da história do cinema; publicação elege os melhores filmes daquele ano: veja quais são eles!
Para os cinéfilos, 1999 é lembrado como um dos anos mais memoráveis da história do cinema. Em 2024, os longas-metragens lançados naquele ano completam 25 anos. Para comemorar, o jornal americano The New York Times reuniu críticos e roteiristas renomados para eleger os melhores filmes de 1999, veja quais são eles!
Entre os destaques estão "O Gigante de Ferro", escolhido como a melhor animação, "Um Lugar Chamado Notting Hill", como a melhor comédia romântica, e "Ôdishon", como o melhor terror. Aqui estão os oito melhores filmes lançados em 1999:
"Quero Ser John Malkovich" – Melhor Comédia
Craig Schwartz (John Cusack), um desempregado de Nova York, aceita um trabalho temporário como arquivista para o excêntrico Dr. Lester (Orson Bean). Ele descobre um portal que leva à mente do famoso ator John Malkovich e, ao compartilhar o segredo com sua colega Maxine (Catherine Keener), eles começam um negócio peculiar que envolve também a esposa de Craig, Lotte (Cameron Diaz).
"Bom Trabalho" – Melhor Drama
Este filme francês se passa em Djibouti, na África, e acompanha soldados da Legião Estrangeira Francesa submetidos a um rigoroso treinamento e a desafios intensos.
"Como Enlouquecer Seu Chefe" – Melhor Comédia
Peter Gibbons (Ron Livingston) está insatisfeito com seu trabalho em uma empresa de software. Quando descobre que a empresa está prestes a fazer cortes, ele e seus amigos elaboram um plano de vingança contra a companhia.
"Tudo Sobre Minha Mãe" – Melhor Melodrama
Após a trágica morte de seu filho Esteban em um atropelamento, Manuela (Cecilia Roth) busca desesperadamente por seu pai, que se tornou um travesti, enquanto enfrenta sua própria dor e luto.
"O Gigante de Ferro" – Melhor Animação
Em 1957, um robô alienígena gigante cai perto da pequena cidade de Rockwell, Maine. Hogarth, um garoto de nove anos, encontra o robô e os dois formam uma amizade. Porém, um agente do governo obcecado surge com a intenção de destruir o robô a qualquer custo.
"Dr. Morte" – Melhor Documentário
Este documentário examina a vida do técnico de equipamentos e negador do holocausto Fred A. Leuchter, revelando sua controversa carreira e visão.
"Um Lugar Chamado Notting Hill" – Melhor Comédia Romântica
William Thacker (Hugh Grant) é dono de uma livraria em Londres cuja vida muda quando a famosa atriz americana Anna Scott (Julia Roberts) entra em sua loja. A relação entre eles enfrenta desafios enquanto tentam equilibrar suas vidas tão diferentes.
"Ôdishon" – Melhor Terror
Um viúvo começa a conhecer várias mulheres para combater a solidão, e encontra uma jovem linda e misteriosa. No entanto, ela revela gradualmente um lado mortal e perigoso.
Leia também:
Richard Gere revela cena improvisada com Julia Roberts em 'Uma Linda Mulher'
Fernanda Torres brilha em ‘Ainda Estou Aqui’: Crítica internacional exalta performance