Eita! Depois de se desentender com Tadeu (José Loreto), Zefa (Paula Barbosa) voltou a trabalhar na fazenda de Tenório (Murilo Benício) e, chegando lá, descobre os planos do grileiro de aniquilar Zé Leôncio (Marcos Palmeira) em ‘Pantanal‘.
Isso porque ela ouvirá uma conversa entre o matador de aluguel Solano (Rafa Sieg) e Renato (Gabriel Santana). Preocupada, ela correrá para a fazenda do Rei do Gado e contará tudo.
Tadeu e Irma (Camila Morgado) – que terá uma premonição sobre o fim de Zé Leôncio – ficarão ao lado da cozinheira. O fazendeiro, no entanto, não acreditará de primeira.
A situação se tornará ainda pior com o sequestro de Solano por Alcides (Juliano Cazarré) e Zaquieu (Silvero Pereira). Quando o patrão descobre o que seus peões fizeram, ordenará que soltem o matador disfarçado e chamará seu rival para conversar.
Acompanhado de Renato e Marcelo (Lucas Leto), Tenório negará todas as acusações de Zefa: “Não tô entendendo essa conversa. Meus filhos tão aqui comigo e não me deixam mentir”.
O crápula continuará: “Tá certo… Teu filho foi baleado. Eu entendo a tua preocupação. Meu filho o rio levou. E eu vou culpar alguém por isso? Agora, você mandar gente sua no meio da noite trazer o meu peão no laço até aqui… Isso eu acho uma ofensa!”, dirá referindo-se a José Lucas (Irandhir Santos) e Roberto (Cauê Campos).
“Eu assumo a culpa do que meus peões fizeram”, garantirá Zé Leôncio. Tenório, então, vai questionar como o vizinho descobriu seus planos: “Eu posso saber de onde você tirou essa ideia?”.
“Por causa das coisas que a Zefa chegou aqui contando que ouviu lá na tua casa”, responderá o Rei do Gado. Indignado, o marido de Zuleica (Aline Borges) exigirá ver a cozinheira: “Que coisa? Do que você tá falando? Cadê aquela menina? Me chama ela aqui, pra falar na minha frente.”
MENTIRAS
Em seguida, Renato sairá em defesa do pai e mentirá sobre seu interesse romântico, dizendo mentiras sobre ela: “Ela é meio maluca. Ela contou que foi embora daqui porque você estava abusando dela, Tadeu. E, pelo o que ela disse, não foi o único. Nem o senhor, seu Zé Leôncio, escapou das histórias dela!”.
Com raiva, o fazendeiro reafirmará seu caráter: “Eu sou um homem direito, ocês fiquem sabendo. E ela tem idade pra ser minha filha”. Com isso, ele mandará chamar Zefa que, ao chegar lá, se defenderá das acusações.
“Eu nunca falei nada disso!”, dirá ela. “Falou… Você me falou que cansou de pegar o seu José Leôncio te comendo com os olhos”, mentirá Renato. “Mentira! Eu nunca disse isso! O seu Zé Leôncio nunca me faltou com respeito”, contestará a namorada de Tadeu.
“Pouco me importa quem olhou pra que e quem se deitou com quem”, interromperá Tenório, que seguirá questionando a cozinheira: “Eu quero saber quando foi que você me ouviu dizer que eu queria matar o seu Zé Leôncio?”.
Ela, então, explicará: “O senhor… Eu nunca ouvi do senhor, mas ouvi o Renato e o Solano falando. (…) Que o seu Zé Leôncio tinha que ser o primeiro… Eu vi ocê falando isso com ele!”
“Vamos parar com essa conversa por aqui!”, dirá Tenório, fingindo estar exasperado, e se voltará para o vizinho: “Eu vou abusar da sua generosidade e te pedir um favor: você entrega o meu peão lá pra polícia, manda eles levantarem a ficha dele… E se tiver qualquer coisa, você despacha ele pro quinto dos inferno. E você, Zefa, pode ir junto. Vamos embora!”
Com isso, o Rei do Gado comprará a história de Tenório e mandará a namorada de seu filho embora: “Ocê arrume suas trouxas, Zefa… Eu vou dar um jeito de te levarem pra cidade”, ordenará.