AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Melhor Escola do Mundo: colégio público de SP é top 3 em premiação internacional

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa está na disputa do prêmio de Melhor Escola do Mundo na categoria de 'Colaboração Comunitária'

Guilherme Giagio
por Guilherme Giagio

Publicado em 19/09/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A escola estadual paulista concorre com instituições de ensino da Argentina e EUA. - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A escola estadual paulista concorre com instituições de ensino da Argentina e EUA. - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na Vila Isolina Mazzei, zona norte de São Paulo, está no top 3 do World's Best School Prizes 2024. A instituição é a única representante brasileira na disputa pelo prêmio de Melhor Escola do Mundo.

O concurso é realizado pela T4 Education, plataforma global que reúne uma comunidade de mais de 200 mil professores de mais de 100 países. A organização do prêmio separou cinco categorias, cada uma com 50 candidatos iniciais. O colégio público paulista é finalista em 'Colaboração Comunitária', e concorre com o Colegio María de Guadalupe, da Argentina, e Community School Salomé Ureña, dos EUA.

Melhor Escola do Mundo colégio público de SP é top 3 premiação internacional
O colégio público de SP oferece projetos de xadrez, atletismo e ginástica. Foto: Anderson Timóteo I Governo de SP

A instituição escolhida como Melhor Escola do Mundo na categoria recebe 10 mil dólares (cerca de R$ 55 mil). Os vencedores serão anunciados em 24 de outubro.Eles serão selecionados por um júri composto por acadêmicos, educadores, ONGs, empreendedores sociais, governo, sociedade civil e setor privado de diversos países.

A Melhor Escola do Mundo

A Pedro Costa, como é conhecida na região, se destaca pelo pioneirismo em projetos de xadrez, atletismo e ginástica artística, que envolvem estudantes, familiares, educadores e a comunidade local. Para a organização, a escola “transforma estudantes em líderes comunitários e pensadores criativos”.

O professor Leonardo Alcântara, responsável pelo projeto de xadrez, usa o jogo para aprimorar disciplina e estratégia, trazendo as experiências para a vida real. Ao g1, ele falou: "A criança entende que tem que criar estratégia com as peças e tomar decisões. Ela sai do egocentrismo e vai para o jogo”.

"A partir do momento em que você oferece oportunidade de o aluno experimentar, ele vai fazer. Se nós não oferecermos ele não vai fazer (...) nós temos que oferecer para o aluno outras oportunidades de aulas para eles experimentarem”, acrescentou Luiz Fernando Junqueira, professor de atletismo.

Horta, culinária, leitura e práticas experimentais, também estão entre os programas oferecidos aos alunos. A Escola Estadual Deputado Pedro Costa tem 300 alunos, espalhados do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental 1. O colégio funciona dentro do Programa de Ensino Integral (PEI), das 7h às 16h.

Em 2021, a finalista do prêmio da Melhor Escola do Mundo quase fechou. Segundo a diretora, Janaína Freire, houve uma debandada de alunos para instituições mais estruturadas. Com à chegada ao PEI e novos horários e grade de aulas, novos alunos foram atraídos.