Tripulantes da SpaceX passam cinco dias em órbita realizando experimentos para pesquisas científicas e avanços em missões espaciais futuras; entenda!
Nesta quinta-feira (12), a tripulação da missão Polaris Dawn, da SpaceX, deu um passo em direção à história da astronomia. A equipe realizou a primeira caminhada espacial conduzida por astronautas não profissionais. A tarefa, conhecida como EVA (Atividade Extraveicular), começou oficialmente às 7h12 no horário de Brasília, quando o oxigênio começou a ser liberado para os trajes dos tripulantes.
O comandante da missão, Jared Isaacman, foi o primeiro a sair da cápsula da SpaceX para flutuar no espaço, segurando-se em uma estrutura metálica montada na nave. Ele foi seguido pelo restante da equipe, composta por Scott Poteet, tenente-coronel aposentado das Forças Armadas dos Estados Unidos, e pelas engenheiras Sarah Gillis e Ana Menon, ambas líderes de operações espaciais da SpaceX.
Durante os cinco dias que passarão em órbita, a tripulação da SpaceX conduzirá mais de 40 experimentos científicos, para promover avanços na saúde humana aqui na Terra e em futuras missões espaciais de longa duração. Um dos principais estudos será o monitoramento de êmbolos gasosos venosos usando ultrassom, o que contribuirá para pesquisas sobre a doença de descompressão, uma condição que pode afetar astronautas em voos espaciais.
Além disso, os astronautas também vão coletar dados sobre a radiação espacial, buscando entender melhor seus efeitos no corpo humano, o que é crucial para planejar futuras missões à Lua, Marte e outros destinos distantes.
Outro destaque da missão SpaceX é o teste de comunicações baseadas em laser da rede de satélites Starlink. Esse experimento fornecerá dados importantes para desenvolver sistemas de comunicação mais eficientes para viagens espaciais futuras, especialmente para missões em áreas mais remotas do espaço, como a Lua e Marte.
A missão Polaris Dawn é um marco importante para a SpaceX e para a exploração espacial privada, abrindo novas possibilidades para a ciência e o futuro das viagens além da Terra.
Leia também:
Governo de olho no seu PIX? STF decide que bancos devem fornecer dados de clientes aos Estados
Horário de verão volta em 2024? Números fazem governo reconsiderar modelo
Imigrantes estão comendo pets nos EUA? Entenda a fala de Donald Trump em debate presidencial