Nova trend do TikTok mostra famosos e anônimos perdendo traços de adolescente em comparação ao início da vida adulta
Publicado em 13/08/2024, às 13h25
Se você usa as redes sociais com frequência, deve ter se deparado com alguns vídeos que mostram "você perdendo traços de adolescentes". A nova trend do TikTok compara fotos antigas dos jovens adultos que passaram por mudanças ao longo dos anos.
O modelo também convida os internautas a entrarem na onda. Até por isso, viralizou ao longo das últimas semanas e gerou milhões de visualizações. A comparação emociona e gera nostalgia ao som hit "Forever Young", da banda alemã Alphaville.
@jadepicon vocês acham que eu mudei? hihi #fyp♬ Forever Young - Alphaville
Além dos anônimos, famosos como Jade Picon, Melody, IZA e Deborah Secco também aderiram a tendência do 'antes e depois'. Mas o que explica a transformação tão grande em tão pouco tempo, como mostra a trend do TikTok? AnaMariate explica por que o rosto muda tanto no início da vida adulta.
Dois fatores são fundamentais e se destacam:
Os adolescentes tendem a ter o rosto mais arredondado, com os ossos menos definidos e maçãs do rosto menos saltadas. Já na fase adulta, os traços ficam mais marcados. Uma das mudanças mais comuns é o crescimento do nariz e do queixo — este, num ritmo mais acelerado que o resto do rosto.
A partir dos 20 anos, há uma perda gradual de gordura subcutânea no rosto, que também colabora com as mudanças mostradas na trend do TikTok. Isso ocorre porque as bochechas são as áreas mais afetadas, reduzindo a sensação de arredondamento do rosto, comum na adolescência.
O processo se assemelha com um 'derretimento' das bochechas, que é potencializado pela reabsorção óssea, fazendo com que o rosto pareceça mais caído. Por isso, é comum que a face alcance uma aparência mais angulosa durante o início da vida adulta.
@seccodede Entrando pra #trend ✨❤️ #foreveryoung♬ som original - Deborah Secco
Já a alteração hormonal, também responsável por mudanças corporais expressivas, como o início da menstruação, aumento dos seios, crescimento de pelos e outros, tende a se estabilizar entre os 18 e 20 anos. Isso depois de também trazer alterações para o rosto.
Um dos grandes causadores é a a redução na produção natural de colágeno, que começa a partir dos 20 anos, e elasticidade. Assim, a pele tende a ficar menos firme do que nos anos anteriores. Neste período, é comum viver com o aparecimento de acne e oleosidade da pele.
A redução na produção de óleo pelas glândulas sebáceas, que deixa a pele mais seca, também gera impactos na pele, como a maior suscetibilidade de irritações e rugas. As linhas de expressão também marcam o período, sobretudo em regiões como a testa e ao redor dos olhos.
Além do passar do tempo, outros fatores também aceleram o envelhecimento. É o caso do estilo de vida, já que a exposição ao sol, estresse, tabagismo e outros também provocams mudanças. Estes também geram com a perda de jovialidade evidenciada na trend do TikTok.