AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / SAIBA MAIS

O que é estrela Michelin? Entenda o título disputado por restaurantes do mundo todo

Para conquistar uma estrela Michelin, os estabelecimentos precisão seguir critérios rígidos dos inspetores do Guia Michelin

Ana Mota
por Ana Mota

Publicado em 27/05/2024, às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba mais sobre o que é estrela Michelin e o motivo de serem importantes para restaurantes do mundo todo - Unsplash
Saiba mais sobre o que é estrela Michelin e o motivo de serem importantes para restaurantes do mundo todo - Unsplash

Você já deve ter ouvido falar dela em algum programa de culinária, viagem ou até mesmo em filmes e séries. Elas são desejadas por restaurantes do mundo todo, são difíceis de serem conquistadas e são um título que todo chef de cozinha gostaria de ter. Afinal, o que é estrela Michelin?

As estrelas Michelin são uma classificação mundial que determina a qualidade de um restaurante. Existe uma escala de três níveis e, portanto, quanto mais estrelas tem um estabelecimento, maior o prestígio dele.

Como surgiu?

A estrela Michelin surgiu a partir do famoso Guia Michelin, criado nos anos 1900 por André Michelin e Edouard Michelin, irmãos e donos de uma marca de pneus. Sua primeira edição funcionava como um material para auxiliar motoristas em suas viagens, incluindo dicas de onde comer em Paris, na França.

Assim, o Guia Michelin passou a estimular passeios e compras de pneus da companhia dos dois irmãos. No entanto, o tempo passou e ele ganhou ainda mais notoriedade, tornando-se uma publicação que classificava os melhores restaurantes e hotéis do mundo.

Como funciona o ranking?

No começo, os estabelecimentos recebiam somente uma estrela Michelin, mas tudo mudou em 1936, quando criaram o ranking de uma a três estrelas.

Essas classificações são atribuídas por inspetores do guia. Eles fazem visitas anônimas e apreciam a gastronomia de restaurantes de vários países, mas preferem não ser identificados para que suas experiências não sejam diferentes de outros clientes comuns.

Existem cinco critérios de avaliação de reconhecimento público:

1. a qualidade dos produtos;
2. o domínio do sabor e técnicas culinárias;
3. a personalidade do chef na sua cozinha;
4. a relação entre qualidade e preço;
5. e a consistência entre as visitas.

Desta forma, os estabelecimentos recebem seus julgamentos e estrelas.

  • uma estrela: o estabelecimento é refinado, tem produtos de qualidade, cozinha de alto nível e vale a visita;
  • duas estrelas: o restaurante é excelente, luxuoso e oferece pratos surpreendentes e originais;
  • três estrelas: a cozinha é excepcional, uma vez que entrega aos clientes produtos incríveis, considerados perfeitos.

Estrelas Michelin no Brasil

No Brasil, o Guia Michelin é relativamente novo. Ele foi lançado em 2015 e era o único da América do Sul até 2023. A publicação traz recomendações de locais apenas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, promovendo cada vez mais o turismo. No ano passado, entretanto, Buenos Aires e Mendonza, na Argentina, também ganharam sua publicação.

LEIA:Conheça restaurantes em São Paulo que cobram até RR$ 690 por prato

Depois de três anos de pausa por causa da pandemia, o Guia Michelin voltou ao Brasil com novidades e premiou 10 restaurantes brasileiros. Mas, nenhum deles tem três estrelas.

De acordo com a chef de cozinha e jurada do MasterChef Brasil, Helena Rizzo, o Guia Michelin não faz tanto sentido na cultura brasileira. "É o guia mais antigo e mais respeitado, mas é julgado em cima de um padrão de um estilo de cozinha. Não restam dúvidas de que você vai ter uma boa experiência porque, de fato, o Michelin é o guia que tem um trabalho mais sério. Um restaurante de três estrelas tem que ter valores que, talvez, não façam mais sentido nos dias de hoje, em relação à cozinha brasileira, ao nosso jeito de servir, de falar sobre. É um guia muito embasado em padrões de excelência e luxo franceses", diz à AnaMaria.

LEIA:Participante eliminada do MasterChef recebe proposta de Helena Rizzo

Maní, o restaurante de Helena em São Paulo, tem uma estrela Michelin e não ganhou a segunda na nova publicação. "Eu sabia que o Maní não iria ganhar porque ele não tem esse padrão de luxo. Somos um restaurante despojado. Não é um restaurante barato porque temos muitos funcionários na cozinha, os ingredientes que usamos são específicos e caros. É um lugar caro, mas não é luxuoso", explica.

O Guia Michelin deste ano premiou dez restaurantes brasileiros. D.O.M., em São Paulo, Oro e Oteque, no Rio, mantiveram suas duas estrelas. Já Evvai, Tuju, Fame Osteria, Kazuo, Kuro, Murakami, Oizumi Sushi, Tangará Jean-Georges - em São Paulo -, San Omakase Room e Lasai - no Rio - ganharam suas primeiras estrelas Michelin.

LEIA:Helena Rizzo substitui Paola Carossela em game show culinário