AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / VAI BRASIL

Ex-Chiquititas, Giovanna Boscolo brilha como atleta paralímpica

Giovanna Boscolo tornou-se atleta paralímpica após descobrir uma uma doença neurodegenerativa rara; ela é esperança de medalha para o Brasil em Paris

Da redação Publicado em 30/08/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Giovanna Boscolo é ex-Chiquitita e representa o Brasil na Paralímpiada - Instagram/@giovanna_bc
Giovanna Boscolo é ex-Chiquitita e representa o Brasil na Paralímpiada - Instagram/@giovanna_bc

Da teledramaturgia para o esporte! Giovanna Boscolo, de 22 anos, é ex-Chiquititas e tornou-se atleta paralímpica. Hoje, ela integra o Time Brasil nas Paralimpíadas de Paris, mas também já foi conhecida por sua atuação como Michelle no remake de 'Chiquititas', exibido entre 2013 e 2015 no SBT.

Quem é Giovanna Boscolo?

Filha de educadores físicos, Giovanna começou sua trajetória como atleta na ginástica aeróbica durante a infância, no mesmo período em que atuava e fazia publicidades. No entanto, após sofrer duas lesões, em 2014, ela foi diagnosticada com Ataxia de Friedreich, uma doença neurodegenerativa rara que afeta o equilíbrio, causa tremores e dificuldades na fala.

Superando os desafios

"Quando descobri, para mim, foi bem difícil. O médico falou que poderia continuar com tudo, mas que não poderia mais ser atleta. Eu ainda treinei por um tempo, sem competir, até que me desliguei. Foi muito difícil", relatou Giovanna ao UOL.

Determinada a seguir em frente, Giovanna decidiu cursar Biomedicina e dedicou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao estudo da Ataxia de Friedreich. Durante sua formação, estagiou no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e trabalhou no setor de Ciência do Esporte até ser convidada a treinar atletismo.

Carreira no atletismo paralímpico

No atletismo, Giovanna encontrou uma nova paixão ao experimentar o arremesso de club, modalidade em que lança o objeto enquanto permanece sentada. Com muita dedicação, começou a competir em torneios internacionais, estabelecendo recordes e se tornando uma promessa de medalha para o Brasil.

Atualmente, além das competições esportivas, Giovanna usa suas redes sociais para conscientizar sobre seu diagnóstico e promover o esporte paralímpico. A atleta também reserva um espacinho para as declarações apaixonadas ao namorado, o educador físico Diego Wittner. Eles se conhecem desde os 9 anos de idade, mas namoram há seis anos.

"Chiquititas foi uma febre, né? Até hoje o pessoal assiste no Netflix. Essa visibilidade que a novela me deu vai ser importante. Comecei a usar meu Instagram para falar da causa do esporte paralímpico. É um mundo de possibilidades e muda a forma como as pessoas veem. E também falar sobre a doença, em que há uma questão de aceitação."

Ela disputará as modalidades de arremesso de peso e de club, que acontecerão nesta sexta-feira (30) e na próxima quarta-feira (4).

Leia mais:

Brasil brilha nos Jogos Paralímpicos: atletas confirmados em quase todas as modalidades

Seguidores, dinheiro e mais: impactos da Olimpíada na carreira dos atletas