Apelidada de Hvaldimir, a baleia beluga, que supostamente era espiã de Putin, foi encontrada morta na Noruega - entenda o motivo curioso
Uma baleia beluga foi encontrada morta na Noruega, algo que poderia parecer uma ocorrência comum, considerando a presença frequente desses mamíferos na região. No entanto, especula-se que a baleia possa ter sido uma "espiã russa" - calma, AnaMaria te explica tudo logo a seguir!
Chimpanzé recebe herança de Michael Jackson? Entenda o caso
A baleia beluga espiã, que recebeu o apelido de Hvaldimir, foi localizada morta na baía de Risavika, no sul da Noruega. A informação foi divulgada pela emissora norueguesa NRK no último sábado (30).
O nome Hvaldimir é um jogo de palavras; "Hval" significa baleia em norueguês, enquanto a terminação "-dimir" faz referência ao presidente russo, Vladimir Putin.
"Infelizmente, encontramos Hvaldimir flutuando no mar. Ele era um macho e morreu, mas ainda não sabemos a causa da morte", comentou Sebastian Strand, biólogo marinho da ONG Marine Mind, que acompanhava a baleia, durante entrevista à NRK. O corpo da baleia será submetido a exames.
Pesando mais de 1.200 kg e medindo 4,2 metros de comprimento, Hvaldimir foi visto pela primeira vez em abril de 2019, no norte da Noruega. A baleia beluga tinha acoplada uma coleira que se assemelhava a uma pequena câmera, e uma inscrição que dizia "equipamento de São Petersburgo".
Por que o leão é símbolo do Imposto de Renda? Entenda a ligação do animal com a Receita Federal
Isso alimentou a suspeita de que ela fosse uma "baleia espiã". Sabe-se que a Marinha Russa já treinou golfinhos para operações militares. A suposta baleia beluga espiã foi avistada várias vezes em águas norueguesas e, de acordo com Strand, gostava de interagir com as pessoas, conforme relatado à NRK.
Leia também:
Ovelha, jacaré e até urso: 4 pets inusitados pelo mundo
Luisa Mell critica Rafa Kalimann por supostamente usar perfume de origem animal