Existe um acordo chamado codeshare entre Latam e Voepass, que permite a venda de passagens de um voo por uma empresa, mas que será operado por outra
A Latam Airlines Brasil, que comercializa passagens aéreas da Voepass, assegura que seus clientes são informados antecipadamente quando viajarão em uma aeronave operada por outra companhia. Este procedimento ocorre antes mesmo da finalização da compra, garantindo transparência nas transações.
Voepass e Latam mantêm uma parceria de codeshare. Trata-se de um acordo entre companhias aéreas que permite a venda de bilhetes de uma empresa em voos operados por outra, tornando possível que ambas as companhias tenham uma maior oferta de destinos e frequências. Por meio de um código compartilhado, uma companhia aérea vende e opera o voo, enquanto a outra vende sem operar o voo.
Como lidar com o medo de avião? Saiba o que fazer para o temor não estragar sua viagem
Outras companhias também têm acordos de codeshare com a Latam, incluindo Qatar Airways, Iberia Airlines e British Airways.
Na sexta-feira (9), um avião da Voepass caiu em um condomínio residencial em Vinhedo (SP), resultando na morte de 62 pessoas. Alguns clientes da Latam não chegaram a embarcar no voo operado pela Voepass porque haviam comprado a passagem pela Latam e, portanto, acreditavam que o voo seria operado pela empresa.
Como processar o luto de maneira menos dolorosa? Queda de avião deixa famílias enlutadas
A Latam destacou que no momento da compra do bilhete, "a empresa responsável pelo voo e o modelo da aeronave prevista são devidamente informados ao passageiro antes mesmo da decisão pela compra".
De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Voepass foi a companhia aérea que mais cresceu no Brasil entre julho de 2023 e junho de 2024, considerando voos domésticos. O indicador RPK (Revenue Passenger Kilometres), que mede a demanda multiplicando o número de passageiros pagantes pelos quilômetros viajados, registrou um aumento de 39,3% para a Voepass nesse período.
Em comparação, as maiores companhias aéreas do país – Latam, Azul e Gol – apresentaram variações menos expressivas em suas demandas (6,6%, 5,4% e -1,9%, respectivamente). A Voepass desponta como a quarta maior companhia aérea do Brasil com 0,5% de participação de mercado, operando exclusivamente aeronaves ATR (Avions de Transport Régional).
Essa trajetória ascendente reforça a posição estratégica da Voepass no mercado brasileiro e destaca a importância das parcerias de codeshare para a expansão das operações aéreas.
Leia mais:
O que causou o acidente aéreo em Vinhedo (SP)? Autoridades recuperam caixa-preta do avião
Acidente de avião: influenciador alertou sobre ATR 72 há 11 dias