A modalidade, similar a uma dança, promete aliviar o estresse, tonificar o corpo e dar mais qualidade de vida
A dentista Patrícia de Moura, 36 anos, eliminou 36 kg em seis meses. Antes da primeira gestação, pesava 70 kg. Na gravidez, engordou 30 kg e passou três anos tentando perdê-los.
“Fiz dietas malucas, teve dias que só comia sopa, outros só banana. Também cheguei a fazer jejum por diversas horas seguidas
sem acompanhamento médico”, conta.
Patrícia conseguiu desinchar um pouco, mas logo engravidou pela segunda vez e voltou a pesar 100 kg. “Nessa época, estava com depressão, tinha dores intensas nas pernas, problemas de circulação. O médico recomendou que eu fizesse cirurgia bariátrica, mas recusei, pois sabia dos riscos.”
Disposta a mudar sua relação com o próprio corpo, a dentista pesquisou formas de melhorar a saúde e ganhar disposição. Durante a busca, conheceu a zumba, uma modalidade aeróbica parecida com a dança.
“Para quem está começando a praticar exercícios, é estimulante ouvir as músicas nas batidas dos movimentos. No começo foi difícil, não tinha condicionamento físico, mas logo superei essa dificuldade”, revela.
Além das aulas, ela passou a fazer musculação três vezes na semana e sua alimentação mudou. Se antes comia produtos ricos em gorduras, açúcar e sódio, hoje consome muitas frutas, legumes e proteínas, como carne magra e ovo.
O QUE É ZUMBA?
Você sente os minutos se arrastarem enquanto está na academia? Se a resposta for sim, a aula de zumba é uma boa opção para mudar isso.
A ideia é manter o corpo em movimentos intensos focados no trabalho muscular, fortalecimento e emagrecimento. O grande diferencial são as canções exclusivas, elaboradas com base nas ações já existentes – o inverso de uma aula de dança, quando os movimentos são desenvolvidos com base na música.
A zumba tem um ritmo animado, está em alta e, em apenas uma hora, é possível queimar cerca de 600 calorias.
STRONG BY ZUMBA
O programa Zumba conta com algumas variações. Patrícia fez o Strong by Zumba. Apesar de a música ser essencial em todos os tipos, nessa modalidade é o ritmo que guia e conduz os movimentos aeróbicos.
É recomendada para quem deseja intensificar o gasto calórico, tonificar músculos e definir o corpo. É possível ver mudanças na silhueta a partir do 28º dia praticando as aulas, no mínimo três vezes por semana e, claro, com uma dieta e hábitos saudáveis.
BENEFÍCIOS GERAIS
Queima calorias
Cada aula dura entre 45 e 60 minutos. Quando o aluno está no nível moderado, o gasto médio é de 600 calorias. Se o ritmo for mais pesado, pode chegar a mil calorias. Quer mais?
A modalidade melhora o equilíbrio e a coordenação motora: como a aula exige que a pessoa mexa todo o corpo e ensaie passos sincronizados, a capacidade de movimentação e estabilização corporal melhora que é uma beleza.
Dá mais qualidade de vida no envelhecimento
Estudos afirmam que o fortalecimento muscular promovido pela prática de exercícios de resistência podem ter efeitos muito positivos, reduzindo os riscos de osteoporose e de doenças cardiovasculares.
Alivia o estresse
Assim como toda atividade física, a zumba nos deixa mais aliviadas e satisfeitas. Isso porque ela faz o corpo liberar serotonina, hormônio do bem-estar.
TODO MUNDO PODE FAZER...
... desde que não haja restrições médicas. Além disso, cabe ao professor adaptar as aulas conforme o nível dos alunos, pois essa modalidade possui o nível básico, moderado e avançado.
NÃO DESANIME!
Antes de tudo, trace uma meta: anote em um papel quantos quilos quer emagrecer. Converse com um nutricionista e um profissional de educação física e siga à risca seu objetivo.
Tenha esse compromisso com você e acompanhe os resultados, pois sempre que perceber um avanço, ficará mais motivada.