A escolha do hidratante ideal para o seu tipo de pele vai permitir que ela fique sedosa e saudável, sem oleosidade ou sensação de ressecamento
Publicado em 16/08/2024, às 09h00
Não tem segredo para cuidar da pele de maneira eficiente, afinal, higienizar, hidratar e proteger são os mandamentos do bom skincare. Mas você sabe como escolher o hidratante ideal para o seu tipo de pele? Com inúmeros produtos para esta finalidade fica difícil saber qual é certo para incluir no dia a dia.
Cuidados com a pele do homem para o skincare masculino
O hidratante facial é um cosmético para pele que tem a função de repor a água do rosto, mantendo a barreira cutânea protegida. Desta forma, a textura da pele fica sedosa e saudável, sem oleosidade ou sensação de ressecamento.
De acordo com o dermatologista Bruno Lages, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele se divide em quatro tipos e todas podem ser identificadas por meio da observação. Veja a seguir:
Desta forma, cada tipo de pele necessita de um cuidado específico, como indica o dermatologista.
Mesmo sabendo o tipo de pele e o que ela precisa, ainda fica difícil de escolher o hidratante certo para acrescentar, certo? À AnaMaria, o dermatologista Bruno indicou quais os dermocosméticos mais indicados para cada caso.
"Para pele normal, o ideal são hidratantes leves e equilibrados, como loções ou cremes à base de água. Já a pele seca pede por hidratantes ricos e cremosos com ingredientes como ceramidas, ácido hialurônico e manteiga de karité", afirma.
Quem tem pele oleosa deve optar por produtos que sejam leves e oil-free, como hidratantes em gel ou loção, e que tenham ingredientes como ácido hialurônico e niacinamida na fórmula. A pele mista tem praticamente a mesma exigência que as peles oleosas. São recomendados hidratantes leves, como loções ou géis, que funcionem para áreas oleosas e secas, além de serem também em gel ou oil-free.
Descubra os cuidados para um envelhecimento da pele saudável
Uma das grandes preocupações de quem tem pele oleosa ou mista é escolher um produto e acabar sofrendo com o efeito rebote, isto é, quando a pele reage produzindo mais óleo.
"Para evitá-lo, a recomendação é usar produtos de limpeza suaves que não removam a oleosidade natural da pele. Vale também evitar lavar o rosto mais de duas vezes ao dia. Sempre hidrate a pele após a limpeza, mesmo se ela for oleosa", diz Bruno.
De Hydrafacial a Liftera: veja 6 opções de tratamentos estéticos para pele
Assim como existem recomendações sobre como escolher o hidratante ideal para cada tipo de pele, também existem indicações de quais ingredientes evitar nos dermocosméticos.
Por exemplo, pessoas com pele normal devem evitar produtos muito abrasivos ou que contenham álcool, que podem desequilibrar a pele. Já a pele seca deve evitar produtos com sulfatos e fragrâncias fortes, que podem causar irritação e ressecamento.
"Quem tem pele oleosa não pode optar por hidratantes pesados, óleos minerais e produtos com ingredientes que obstruem os poros, como a lanolina. Por sua vez, quem tem pele mista tem que evitar usar os mesmos produtos em todas as áreas do rosto. Produtos que não são específicos para o tipo de pele podem agravar o desequilíbrio entre as áreas oleosas e secas", destaca Bruno.
Leia mais:
Beleza e zodíaco combinam? Veja a maquiagem ideal de cada signo
Qual é o tipo de base ideal para sua pele? Saiba como descobrir