Os preparos para garantir uma pele saudável para o grande dia deve começar meses antes da cerimônia e devem ser intensificados diariamente
Publicado em 27/05/2024, às 09h00
O grande dia está se aproximando e você quer estar impecável para subir ao altar, certo? É comum que, depois de tanto trabalho e ansiedade com a organização, a noiva acabe esquecendo de si e fique sem tempo para recorrer a tratamentos de beleza a longo prazo. Desta forma, a dúvida que resta é: como cuidar da pele antes do casamento?
Essa fase costuma ser carregada de preocupação, que pode acabar influenciando na saúde da pele. "O estresse intenso pode gerar danos inflamatórios em todo o organismo. E a pele pode sofrer com surpresas ruins, como lesões de herpes, por exemplo", afirma a esteticista Chris Buarque à AnaMaria.
Logo, para evitar qualquer dano, é preciso intensificar os cuidados diários cerca de três meses antes do grande dia. Ou seja, o skincare deve ter nutrição profunda, mais hidratação e um sérum antioxidante para a região dos olhos.
"Sempre indico para as minhas noivas terem uma rotina regrada de skincare, idealizada por uma médica dermatologista, e consumir bastante água", diz a maquiadora Julia Poio.
Além disso, para cuidar ainda mais da pele antes do casamento é possível aderir alguns tratamentos estéticos com seis meses de antecedência da cerimônia. "Você pode iniciar uma série de peelings superficiais sequênciais, com espaço curto entre as sessões. Recomendo quatro a seis procedimentos com intervalo de dez dias entre as sessões. Serão suficientes para dar aquele 'fresh de luminosidade à pele'", indica a especialista.
Para quem tem acne ou algum tipo de dermatose, a indicação é começar os tratamentos dez meses antes do grande dia. Isso porque, dependendo do grau de acne, a cicatrização pode ser mais lenta e pode haver a necessidade de tratar manchas residuais escuras temporárias das lesões.
Em qualquer caso, evite os peelings profundos. A cicatrização costuma demorar e a pele pode apresentar diferença de coloração entre pescoço e rosto por alguns meses.
À AnaMaria, Chris deu algumas dicas importantes para garantir uma pele saudável e iluminada para o casamento. Confira a seguir!
1. Permita-se duas vezes na semana, a aplicar uma máscara facial sobre a pele limpa e repousar por 20 minutos;
2. A medida que a data do casamento for se aproximando, evite o uso de cosméticos que contenham ácidos para renovação celular. Eles estimulam a troca da camada mais superficial da epiderme, o extrato córneo. No dia da da festa, não queremos a pele com descamação. Nenhuma maquiagem será boa o suficiente para disfarçar completamente aqueles pedacinhos de pele se soltando;
3. Esfoliantes são ótimos para remover a camada de células mortas e ajudar na permeação de produtos cosméticos através da pele. Prefira os menos abrasivos, assim você pode usar mais vezes na semana, sem gerar danos;
4. Uma boa dica é a máscara esfoliante à base de silício ou um produto dois em um sem parabenos e nem ácidos em sua composição, que serve tanto para remover as celulas mortas como também para tonificar a pele. Eles contêm elementos hidratantes, como Vitamina E, aloe vera e manteiga de Karitê, além do silício que estimula a produção de colágeno;
5. Se você já está na fase dos 40+ invista em um ótimo sérum nutritivo no lugar de ter vários produtos. Formulações com nanossomas, peptídeos e fatores de crescimento são ideais.
Segundo Chris, as olheiras são manchas hiper pigmentadas de origem vascular. São provenientes da hemossiderina do ferro, a partir do sangue que extravasa dos finos capilares dessa região. "Não conseguimos tratar olheiras com os mesmos cosméticos que tratamos outros tipos de manchas.
O tratamento é lento e envolve uma parte mais difícil: a mudança de hábitos", explica.
Assim, não há dica melhor do que equilibrar atividade e descanso. A esteticista garante que nenhum "cosmético de alta performance pode dar conta do cansaço e aparência escura dessa região".
Logo, a recomendação é hidratar a área dos olhos com produtos à base de Kinetin L, lipossomas de Coenzima Q10, manteiga de karitê, vitamina C e Vitamina E para ser usado ao longo do dia. E à noite, despigmentantes específicos para olheiras, à base de niacinamida, ácido tranexâmico e ácido tioglicólico.
O cuidado com a pele será fundamental para que a maquiagem da noiva fique impecável e dure durante toda a cerimônia e festa. "Sempre analiso a pele da noiva no dia do teste e no dia do casamento para garantir a melhor preparação, com técnica e produtos que ajudam muito na fixação, resistência e durabilidade", afirma Julia.