Você faz uso de chapinhas com frequência? Sem os cuidados necessários, as ferramentas térmicas podem fazer mal para o cabelo
Publicado em 03/08/2024, às 10h00
Secador, chapinha, babyliss, escova secadora... será que essas ferramentas térmicas fazem mal para o cabelo? Embora sejam aliados de muitas mulheres e facilitem o cuidado com os fios no dia a dia, o uso de chapinhas e outros equipamentos de calor podem danificar as madeixas se não forem utilizados de maneira adequada.
Como começar a cuidar do cabelo? Confira o guia para iniciantes
Naturais ou com tratamento químico, lisos ou ondulados, longos ou curtos, os cabelos exigem dedicação e bons produtos para manter uma aparência impecável. Apesar da praticidade oferecida pelo uso de chapinhas e outras ferramentas, ainda existem muitos mitos sobre como usá-las da melhor forma.
Vale a pena ter uma escova secadora? Veja o que você precisa saber antes de comprar a sua
Veja a seguir alguns mitos e verdades sobre o uso de chapinhas que foram esclarecidos por Matheus Laz, educador técnico da Prohall Professional, à AnaMaria.
Verdade. O uso excessivo de ferramentas térmicas realmente causa estragos no cabelo a médio ou longo prazo, dependendo da frequência de uso. O calor intenso gerado pode levar ao superaquecimento dos fios, resultando em quebra, ressecamento e perda de brilho.
Além disso, a utilização constante sem a aplicação de protetores térmicos adequados pode comprometer a estrutura da cutícula capilar, tornando-a mais suscetível a outros problemas, como pontas duplas e frizz.
Verdade. Justamente para evitar danos, o protetor térmico é um produto essencial para quem faz uso de chapinhas ou outras ferramentar térmicas no cabelo, como secadores e modeladores.
Isso porque ele preserva a saúde da fibra capilar, pois cria uma barreira protetora no cabelo, evitando a quebra dos fios, a exposição das cutículas e proporciona hidratação por mais tempo.
Como escolher o protetor térmico ideal para o meu tipo de cabelo?
Mito. Os produtos termoativados e os protetores térmicos não são a mesma coisa, afinal, têm funções distintas. Os primeiros têm como objetivo proteger os fios das altas temperaturas, criando uma barreira que minimiza os prejuízos causados pelo aquecimento - como a exposição ao sol. Já os cosméticos térmicos entram em ação somente sob a influência direta do calor, como o uso de chapinhas.
Protetor solar no cabelo evita fios ressecados, quebradiços e sem brilho
Verdade. É essencial pré-secar o cabelo antes de iniciar o alisamento ou fazer ondas. Aplicar calor intenso diretamente sobre os fios úmidos pode causar danos significativos, como queimaduras nas mechas, que resultam em quebra, ressecamento e até mesmo na formação de bolhas na cutícula do fio.
Quando o fio está molhado, ele está mais frágil e suscetível a danos. Para garantir a saúde dos fios e obter melhores resultados, é recomendável secar completamente com uma toalha e, se necessário, usar um secador em temperatura moderada.
Mito. Qualquer tipo de cabelo pode fazer uso de chapinhas e outros equipamentos térmicos nos fios. No entanto, para proteger esses fios delicados, é recomendado utilizar sempre em uma temperatura mais baixa, por volta de 150°C. O mesmo vale para quem usa tintura, já que o uso de temperaturas mais baixas ajuda a evitar o desbotamento precoce das madeixas.
Leia mais:
7 cuidados com o cabelo cacheado para praticar no dia a dia