Mas, afinal, como usar a babosa no cabelo? Os benefícios da planta são inúmeros, assim como as formas de utilizá-la - veja receitas de máscaras caseiras!
Publicado em 04/08/2024, às 20h45
Há alguns segredos de beleza que aprendemos com as nossas avós que se mostram, ao longo da vida, indispensáveis e saber como usar a babosa no cabelo é um deles. A planta, também conhecida como Aloe vera, é famosa por seus inúmeros benefícios aos fios, pele e, até, para a nossa saúde.
Cosmético natural, rico em nutrientes, fácil de plantar em casa e de conservar na forma de géis, cremes e em produtos manipulados - tem como melhorar? Sim: a seguir, AnaMaria mostra quais são os vários benefícios da babosa no cabelo e de quais formas você pode usar a planta no couro cabeludo.
Transplante capilar: quando ele é indicado para mulheres?
A hidratação do cabelo é um dos benefícios mais conhecidos da babosa. A planta é rica em estruturas com capacidade de reter água e, por isso, é utilizada com esse fim tanto nos fios quanto na pele, mas suas funções não se limitam a apenas essa.
Mais três atividades, além da hidratação, são atribuídas à babosa no cabelo: efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos. Assim, o uso da planta ajuda na prevenção e controle da caspa e agiliza o processo de cicatrização de feridas e acne que podem, eventualmente, aparecer no couro cabeludo.
Protetor solar no cabelo evita fios ressecados, quebradiços e sem brilho
Por si só, a babosa já é uma grande aliada na hidratação do cabelo e, portanto, pode ser usada sozinha. Ou seja, sem nenhuma mistura maluca. A receita mais simples, recomendada por especialistas, é cortar as folhas e bater ou misturar o gel da planta com água. A proporção ideal deve ser de duas colheres de sopa de babosa (30 mL) e cerca de 100 a 200 mL de água.
Em seguida, é só aplicar a mistura no comprimento - nunca na raiz - dos fios secos e limpos. Depois de 30 minutos, lave o cabelo normalmente. Outra opção é misturar, em partes iguais, a babosa com o seu próprio condicionador ou creme de hidratação. Depois de lavar, aplique nos fios, deixe agir de 15 a 30 minutos e faça o enxague.
Cronograma capilar: entenda como o óleo vegetal vai te ajudar a cuidar dos fios
Agora, se você já é uma pessoa mais da natureza, que gosta de testar misturas e máscaras naturais para o cabelo com ingredientes que sempre temos em casa, vai gostar das opções que separamos a seguir.
Máscara de babosa e mel
O mel não é um ingrediente desconhecido entre os cuidados com a pele e cabelo. Por ser naturalmente antibacteriano, é bastante utilizado em esfoliantes naturais para o rosto e age tanto na limpeza quanto na hidratação. A receita com babosa é indicada pelo cabeleireiro e especialista Luiz Fernandez.
Ingredientes:
Modo de uso:
Rotina de beleza: 8 esfoliantes que vão fazer diferença no seu skincare
Máscara de babosa e óleo de coco
Não é à toa que o óleo de coco seja um dos ingredientes favoritos de Gisele Bündchen. O produto é rico em antioxidantes e age como um hidratante eficaz, penetrando profundamente para nutrir e suavizar a pele e o cabelo. Junto com a babosa, os dois podem se tornar grandes favoritos.
Ingredientes:
Modo de uso:
Leia também:
Diluir shampoo na água é economia ou truque de beleza?
Como manter e potencializar a hidratação facial no frio? Especialistas dão dicas