Entre as causas mais frequentes do nariz entupido estão as gripes, resfriados, rinites e sinusites.
Olá! Na coluna desta semana escolhi falar sobre as dúvidas mais frequentes que recebo em relação a nariz entupido. Já começo esclarecendo que, em algum momento - ou melhor, em vários momentos da vida - o seu nariz vai ficar entupido.
E entre as causas mais frequentes estão as gripes, resfriados, rinites e sinusites. No entanto, vale observar que, em casos assim, o nariz entupido acontece apenas durante as doenças, voltando ao normal logo após.
Em pessoas que tenham o nariz entupido de forma constante, o ideal é pesquisar outros problemas, como desvio de septo, rinite ou sinusite crônicas. Reforço, ainda, que ter o nariz entupido o tempo inteiro não é normal, podendo gerar problemas no sono, alimentação, desempenho em atividades diárias, entre outras questões. Dito isso, vamos às principais dúvidas sobre nariz entupido!
Sim! O nariz é muito importante na filtragem, aquecimento, umidificação do ar que respiramos. Além disso, faz a defesa inicial no sistema respiratório com anticorpos específicos. Se o nariz está entupido, a respiração é pela boca.
Neste caso, a boca fará todas as funções do nariz citadas acima, para as quais ela não está preparada. Desta forma, há chance maior de inflamação da garganta que se manifesta como dor, ressecamento, ardência e irritação.
O nariz entupido pode causar ou piorar a tosse. Neste caso, ela pode acontecer por duas maneiras: ser gerada pelo mesmo problema que levou ao entupimento do nariz, como uma gripe ou resfriado, por exemplo. Ou a tosse vem por conta do nariz tampado. Aí, é a respiração bucal que gera inflamação na garganta, e a tosse vem por consequência.
Sim! O gosto ruim vem do ressecamento da mucosa da boca, que muda a concentração da saliva e os tipos de bactérias que crescem no local. Isso pode gerar gosto ruim na boca, além de mau hálito, também chamado de halitose, tema de um post anterior. Outra causa de gosto ruim na boca pode ser alguma secreção escorrendo no fundo do nariz para a boca, sinal de infecção no nariz.
Existe relação e o nariz entupido gera, sim, dor de cabeça. A congestão nasal, inchaço das estruturas dentro do nariz decorrente de infecções nasais (gripes, resfriados, sinusite e até rinite) por si só já podem causar dor de cabeça. Outra causa é a retenção de secreção na face, que ocorre com o nariz entupido, muitas vezes descrita como dor em peso.
Na maioria das pessoas, não. O nariz tampado nos faz respirar pela boca, que, apesar de não ser o melhor para o nosso organismo, é suficiente para as trocas gasosas, e não causa falta de ar. A exceção são as pessoas com asma. Nelas, a respiração pela boca pode causar uma crise de broncoespasmo, acompanhada de falta de ar.
Espero que as dúvidas estejam esclarecidas! Até a próxima coluna!
*DRA. MAURA NEVES é formada na Medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Residência em Otorrinolaringologia pelo HC- FMUSP. Fellow em Cirurgia Endoscópica pelo HC- FMUSP. Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Médica Assistente do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo -SP. Aqui na Revista AnaMaria, trará quinzenalmente um conteúdo novo sobre a saúde do ouvido, nariz e garganta. Instagram: @dra.mauraneves