AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Casa

Faxina sem erro: veja 6 mitos e verdades para não errar na hora da limpeza

Vassoura, produtos de limpeza, esponja para louça... Tudo tem segredos!

Karla Precioso Publicado em 24/04/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Há sacos para lixos para cada tipo de finalidade, por exemplo - Pixabay
Há sacos para lixos para cada tipo de finalidade, por exemplo - Pixabay

Nem sempre aquelas dicas famosas de higienização funcionam. Vem ver os mitos e verdades sobre a limpeza da casa.

Tudo bem lavar toda a louça com o mesmo tipo de esponja? É correto utilizar a vassoura para esfregar o piso? Quando o assunto é limpeza da casa, dúvidas não faltam. Para desvendar essas e outras questões, a Bettanin esclarece o que pode ou não na hora da higienização! 

Esfregar o piso com vassoura danifica o utensílio - VERDADE
Isso pode danificar o produto com o tempo, já que ele foi feito exclusivamente para varrer o chão. Para esfregar a superfície, o indicado é utilizar a famosa combinação de rodo + pano de chão ou mops. 

Vassoura é tudo igual - MITO
Há modelos específicos para cada tipo de necessidade. Para ambientes externos, o ideal é optar por modelos com cerdas mais resistentes. Já para locais internos, as cerdas precisam ser macias, para não arranhar o piso.

É possível encontrar produtos que eliminam bactérias - VERDADE
Hoje em dia, é possível encontrar opções que eliminam até 99,9% das bactérias, como esponjas, panos e lenços umedecidos com substâncias químicas para limpeza de superfícies já prontos para uso.

Há sacos para lixos para cada tipo de finalidade - MITO
Além dos modelos específicos para cada ambiente, como banheiro, cozinha e área externa, existem também os tipos de sacos para lixo com diferentes finalidades, como para descartar resíduos pesados, opções que ajudam o meio ambiente por serem oxibiodegradáveis, modelos que amenizam os odores e os que possuem ação repelente contra insetos. 

Toda a louça pode ser lavada com o mesmo tipo de esponja - VERDADE
Se é necessário diferentes utensílios para o preparo da refeição, na hora de lavar cada um também precisa de uma atenção especial. Usar uma esponja comum para higienizar recipientes de inox, por exemplo, acarretará riscos no objeto. Ou lavar panelas antiaderentes sem o devido cuidado, tirará a tecnologia do utensílio. Tenha sempre em mãos modelos de esponjas que atendam aos diferentes itens. 

Existe maneira fácil de remover as sujeiras e manchas no vidro - MITO
Deixar os vidros limpos e livres de manchas é uma das etapas da limpeza que, apesar de necessária, é das mais cansativas. Mas não precisa ser assim! Já há opções que facilitam a tarefa, como mops e panos umedecidos voltados para essa função, que permitem a higienização de maneira muito mais rápida, sem perder a eficiência.